Concerto Violas Singulares abre mostra do Sonora Brasil SESC em Floriano
23/07/2016 10h00Na noite da última sexta-feira (22), a cidade de Floriano recebeu a primeira mostra do Violas Brasileiras, que faz parte do projeto Sonora Brasil SESC.
Em uma noite de muita cultura e descontração, o público pôde prestigiar a mostra Violas Singulares, com os músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. As violas singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.
Imagem: FlorianoNews
Presente no evento, o Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, falou sobre a importância da divulgação do trabalho nos diferentes estados brasileiros.
“É um projeto de altíssima qualidade, através do Projeto Sonora Brasil do SESC, difundido a cultura nacional”, disse Gilberto Júnior.
Neste sábado (23), acontecerá a mostra Viola Caipira. Ela é considerada a viola que mais se projetou difundindo o repertório das duplas de cantadores da região Sudeste e que aos poucos foi sendo incorporada em outras formações ligadas a repertórios populares, a viola caipira será apresentada por Paulo Freire (SP) e Levi Ramiro (SP).
No domingo (24), o trio Antonio Madureira, Ivanildo Vilanova e Cassio Nobre darão vida às Violas Nordestinas. A Viola em Concerto fechará a programação em Floriano, na segunda-feira (25), com a participação de Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ), que vem ampliando sua presença nos espaços destinados à música clássica desde a década de 1960.
Com entrada gratuita, o projeto “Violas Brasileiras” acontece no Teatro Maria Bonita, com início às 19h30.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews