Confira a programação da Paixão de Cristo 2011 em Floriano

21/04/2011 20h39

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Paixão de Cristo 2011 Floriano - Floriano

Dias 22 e 23 de abril de 2011

Convidados especiais (22/04) – Luciano Szafir e Débora Lyra

Convidados especiais (23/04) – Thiago Fragoso, Luciano Szafir e Débora Lyra

Abertura do portão ao público: 18h

Início do espetáculo: 20h

Informações: (89) 3522-0804 / 9419-1808
iracicosta23@yahoo.com.br

INGRESSOS

Investimento: R$ 5,00 (cinco reais)

Convidados especiais (22/04) – Luciano Szafir e Débora Lyra

Convidados especiais (23/04) – Thiago Fragoso, Luciano Szafir e Débora Lyra

Abertura do portão ao público: 18h

Início do espetáculo: 20h

Postos de Venda

Teresina:
PRIMEIRA CLASSE TURISMO
Av. Jóquei Clube, 844 – S – 6
B. Jóquei Clube
Fone – (86) 3232 6262
e-mail – comercial@primeiraclasse.com.br
www.primeiraclasse.com.br

Picos:
Posto 01 - Cultura FM - A Rádio dos ouvintes
Av. Senador Helvídio Nunes, 1689
B. Catavento
(89) 3422-9393
e-mail - clube@culturadepicos.fm.br
www.culturadepicos.fm.br

Posto 02 - Rádio Cidade Modelo 95FM
Praça João de Deus Filho, 332
Centro
(89) 3422-1184 /3422-2925 /3422-6070
comercial@cidademodelofm.com.br

Floriano:
Posto 1 – Teatro Cidade Cenográfica
Rodovia PI 05, 2747
B. Santa Rita
(89) 3522 0804 – 9419 1808
e-mail – iracicosta23@yahoo.com.br
www.escalet.com.br

Posto 2 – Tabacaria do Jean
Praça Dr. Sebastião Martins – Matriz (Floriano – PI)


Informações: (89) 3522-0804 / 9419-1808
iracicosta23@yahoo.com.br

Onde fica a Paixão

Floriano, cidade que abriga o Teatro Cidade Cenográfica e o espetáculo Paixão de Cristo, situa-se na zona fisiográfica do Médio Parnaíba, à margem direita desse rio. A cidade fica a 256 Km da capital do Piauí, Teresina. Possui 55.500 habitantes. Também possui uma população flutuante de 14.500 habitantes oriundas das cidades circunvizinhas, o que totaliza aproximadamente 70 mil habitantes. Além disso, Floriano faz fronteira com Barão de Grajaú (uma cidade do Maranhão separada pelo Rio Parnaíba), que possui 20 mil habitantes, o que aumenta o contingente populacional para 90 mil habitantes que dependem econômica e socialmente da cidade.

Floriano possui uma renda per capita de aproximadamente R$ 1.900,00. A atual taxa de analfabetismo é de 22%. Possui empresas legalizadas e ativas em torno de 1.560, mas tem mais 300 a 500 empresas que vivem na economia informal. Vive do comércio, turismo e da prestação de serviços. Destaca-se no município a indústria farmacêutica (três unidades fabris que exportam para todo o Brasil) e Indústria Biodiesel.

Por ser o portal de entrada da região Sul do estado e dos cerrados piauienses, possui vocação natural para ser um grande centro comercial e turístico de uma região de 58 municípios de vários Estados, além do pólo educacional (possui cinco instituições de ensino superior com aproximadamente 40 cursos) e do pólo de saúde. O comércio e a prestação de serviços detêm 87% da economia (inclui nesse item o turismo), 4% para o setor secundário (industrial) e 9% para o setor primário (agricultura, pecuária, etc).

Hoje, Floriano é influente pólo de desenvolvimento, considerado município emergente, é ponto convergente de vasta área do sul do Piauí e Maranhão, sendo chamada de “Princesa do Sul”. Nas próximas décadas o município estará entre os maiores do Nordeste, tendo em vista sua grande vocação comercial, recebida essa influência dos imigrantes árabes que chegaram à cidade em 1889 e criaram grande comércio, além de centro educacional e pólo de turismo, saúde e prestação de serviços.

A realização da Paixão de Cristo é essencial para a continuidade do crescimento do turismo no Estado do Piauí e para dar visibilidade nacional à cultura e atividades locais. Pretende-se superar as edições anteriores em geração de emprego e renda e números de visitantes, pois se espera receber um público estimado em 20 mil espectadores.



História da Paixão - 16 anos de tradição e fé

O espetáculo Paixão de Cristo, encenado há 16 anos no Teatro Cidade Cenográfica de Floriano-PI, terá em seu elenco principal os atores Luciano Szafir e a Miss Brasil Débora Lyra, interpretando o governador da Judéia (Pôncio Pilatos) e Salomé. Eles subirão ao palco nos dias 22 e 23 de abril, enquanto o ator Thiago Fragoso assumirá o papel de Herodes no dia 23.

O evento acontecerá nesses dois dias, a partir das 20h, trazendo uma mega produção com 350 atores em cena, 200 profissionais na equipe técnica, 100 refletores de iluminação para os cenários e 25 caixas de som acústico. Esta será a 16ª edição da montagem, que é realizada pelo grupo Escândalo Legalizado Teatro - Escalet, dirigido por César Crispim.

Este ano a novidade fica por conta da nova estrutura que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica, o segundo maior a céu aberto do Brasil, com 40 mil metros quadrados. Os palcos, que já eram grandes, vão ficar ainda maiores! Os palácios que representam a época de Cristo serão triplicados. No total são quatro cenários construídos e sete naturais.

Também na montagem de 2011: o ator Francisco Roberto Júnior, que interpreta Jesus há 16 anos; Fátima Marques, que fará Maria; e os destaques do Escalet, Alisson Rocha como João Batista, Iraci Costa como Cláudia, e Nilson Ferreira, que interpretará Caifás.

Fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus do batismo à ressurreição, considerada a mais consagrada e emocionante história da humanidade. Estima-se que a montagem do grupo ESCALET já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 158 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica e praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano.

Grupo Escalet

O Grupo Escalet de Teatro foi fundado em 1987 por jovens da cidade de Floriano, no Piauí. O grupo, ao longo da trajetória de 23 anos, deu inúmeras contribuições culturais à região, desenvolvendo atividades sócio-culturais, realizando festivais de cinema, espetáculos e mostras de teatro.

Em 1992, sob a direção da atriz Lorena Campelo, o grupo estreou a primeira montagem teatral em Teresina, "A Árvore dos Mamulengos", de Vital Santos. Em 1996, com a peça "Divina Comédia Humana", César Crispim foi escolhido como ator revelação na XIV Mostra de Teatro do Piauí. A partir daí, Crispim assumiu a direção do Escalet, que continuou o caminho de sucesso, recebendo indicações e prêmios que comprovam a dedicação do grupo.

É com muita persistência que o Escalet se mantém no cenário artístico do Piauí promovendo, de forma ativa e permanente, o crescimento da cultura no estado. O objetivo principal do grupo é realizar atividades sócio-culturais com crianças e adolescentes, para mantê-los fora da zona de risco.

Pontão de Cultura

Sentindo a necessidade de contribuir com o crescimento dos artistas locais, o grupo Escalet resolveu profissionalizá-los. Como proposta, iniciou uma série de oficinas: iniciação teatral, corpo, voz, interpretação, dramaturgia, direção, figurino e maquiagem.

Para consolidar o teatro na cidade e para reunir os artistas que surgiram ao longo das oficinas, o grupo fundou a escola de arte “Cultura ao alcance de todos”, localizada no Teatro Cidade Cenográfica. A escola atende mais de 600 crianças, jovens e adolescentes por ano nos cursos de Direção Teatral, Música, Teatro Avançado e Iniciante, Cinema e os cursos de Dança de Rua e Dança Moderna.

Em 2008 essa iniciativa ganhou projeção nacional e transformou o Escalet e o Teatro Cidade Cenográfica no Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, através do programa “Cultura Viva”, do Ministério da Cultura.

Os técnicos e alunos dos projetos do Escalet realizam seus próprios vídeos e já estão produzindo comerciais para a televisão, documentários e filmes. A produção mais recente é o longa metragem “Três pessoas, um destino e um desatino”.

Para disseminar os filmes, foram criados em 2008 os projetos “Toda sexta tem cinema” e “Cine amigos da biblioteca”, que acontecem no Cine-Teatro Escola e na Biblioteca Ailda Cunha, com entrada gratuita para a comunidade.

Vida e Arte – Rede Regional de Arte Educação

Desde 2008 o grupo Escalet vem desenvolvendo o projeto "Vida e Arte - Rede Regional de Arte Educação", um trabalho direcionado para professores e agentes culturais comunitários da rede pública de ensino, que são selecionados para criação de núcleos de formação cultural.

Isso deu origem a uma rede regional de arte educação que está interligada on-line para possibilitar aos educadores, agentes e educandos, o acesso à leitura, à produção de novas obras, à pesquisa e ao entretenimento, proporcionando oportunidade de crescimento. Esta ação diminui o prejuízo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças, adolescentes e jovens que sofrem pela ausência de direitos.

Principais Montagens

A Árvore dos Mamulengos, A Menina e o Boizinho, A bruxinha que era boa, O Castelo Rá-tim-bum, O Mágico de Oz, Os Fiéis, Quem tem medo da solidão, A Mais Forte, Desperte qualidade, Por que contamos estórias, Auto de Natal, São Francisco e Paixão de Cristo.

Prêmios

• 1996 – 14ª XIV Mostra de Teatro do Piauí - César Crispim como ator revelação no espetáculo Divina Comédia Humana;
• 2001 e 2002 – o grupo recebeu a Comenda de Mérito Cultural do Governo do Estado do Piauí pelo desempenho cultural. Nos mesmos anos, receberam a Comenda da Federação de Teatro de Minas Gerais pelo desempenho cultural;
• 2001 – Festival Nordestino de Teatro – melhor direção, ator, atriz coadjuvante, atriz revelação, cenário e texto com o espetáculo A bruxinha que era boa, de Maria Clara Machado;
• 2002 – II Festival Nordestino de Teatro – melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, cenário e melhor espetáculo com Quem tem medo da solidão;
• 2005 – 13º Concurso Nacional de monólogo Ana Maria Rêgo – melhor sonoplastia com A Mais Forte;
• 2008 – 2º Festival de Teatro Eu Sou Daqui – para a peça A Mais Forte como melhor espetáculo, melhor atriz coadjuvante, melhor iluminação, melhor direção e melhor proposta cênica;
• 2009 - o grupo recebeu a Comenda de Mérito Cultural do Governo do Estado do Piauí pelo desempenho cultural.




Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook