Conselho Regional implementa Assistência Farmacêutica Plena em Floriano
28/04/2014 15h31Fonte ASCOM CRF
O Conselho Regional de Farmácia do Piauí esteve em Floriano na última semana, dias 24 e 25, com o "Conselho Itinerante do CRF-PI". O órgão fez atendimentos na subseção e realizou reunião com farmacêuticos da região.O presidente do CRF, Ítalo Rodrigues, ministrou na tarde de quinta-feira, a palestra “Perspectivas da Profissão Farmacêutica”, para universitários e farmacêuticos, no auditório da FAESF. O evento contou com a presença da diretora da faculdade, Elza Waquim Bucar de Almeida Nunes. Os presentes receberam certificado de participação.
Imagem: ASCOM CRF
Na manhã de sexta-feira, Ítalo Rodrigues e a diretoria do Conselho se reuniram com o secretário de saúde de Floriano, Bigman de Queiroz Barbosa, e com a diretora da Vigilância Sanitária Municipal, Maria do Carmo Guimarães. Eles trataram da implementação da Assistência Farmacêutica Plena em Floriano.
À noite, o CRF se reuniu com os farmacêuticos da região para discutir o assunto. Ficaram acertados os seguintes pontos: cada RT (responsabilidade técnica) terá o mínimo de 4 horas, ou seja, o farmacêutico tem que permanecer por mais de quatro horas dentro da farmácia ou drogaria de sua responsabilidade; a distância máxima entre a residência do farmacêutico para a farmácia ou drogaria de sua responsabilidade técnica é de no máximo, 50 km; farmácias e drogarias que vendem medicamentos de controle especial (antibióticos e psicotrópicos) terão obrigação de ter um farmacêutico por mais de 4 horas durante seu horário de funcionamento. Os estabelecimentos que abrem 24 horas terão uma escala maior. Na ausência do farmacêutico, os psicotrópicos não poderão ser vendidos.
Imagem: ASCOM CRF
Após divulgada, com o aval da Secretária de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal, a nova determinação já entra em vigor, com um prazo de adequação a ser definido.
Imagem: ASCOM CRF
Imagem: ASCOM CRF
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook