Curso de Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos é realizado pela SSP-PI em Floriano
24/10/2024 10h26
Imagem: FlorianoNewsCurso de Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos é realizado pela SSP-PI em Floriano.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, em parceria com a Diretoria de Gente e Planejamento, realizou nos dias 22 e 23 de outubro, em Floriano, o Curso de Comunicação Não Violenta e Técnicas de Mediação de Conflitos. A capacitação foi destinada aos agentes de segurança pública, com o objetivo de aprimorar as habilidades de comunicação assertiva e empática no atendimento ao público, promovendo interações mais eficazes e humanizadas.
O curso, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, faz parte de uma iniciativa que visa criar um ambiente mais colaborativo, baseado na confiança e eficiência, tanto dentro das instituições de segurança quanto nas relações com a sociedade. O foco principal é fortalecer a cultura de paz e melhorar o atendimento ao público, promovendo uma segurança mais cidadã.
Imagem: FlorianoNews
Segundo Roger Gurgel, um dos palestrantes do curso, a mediação de conflitos tem um papel crucial, especialmente em crimes de menor potencial ofensivo, como os que envolvem problemas de vizinhança, batidas de veículos ou situações de perturbação do sossego. Crimes desse tipo, que representam cerca de 50% dos casos anuais no Piauí, podem ser resolvidos por meio da mediação, evitando processos longos no judiciário.
"Com a mediação, as próprias autoridades policiais, uma vez certificadas, poderão celebrar acordos que desafoguem o sistema judiciário e atendam de maneira mais rápida e eficiente à população", destacou Gurgel.
Imagem: FlorianoNews
Floriano é a terceira cidade do estado a receber essa capacitação, que já foi realizada em Teresina e Parnaíba. Até novembro, Picos e Bom Jesus também receberão o curso, ampliando o impacto positivo dessa qualificação para outras regiões do Piauí. A expectativa é que essas iniciativas contribuam para uma maior eficiência no atendimento público e fortaleçam a confiança da população nas forças de segurança do estado.
Imagem: FlorianoNews
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews