Curso de extensão sobre pesquisa de mercado divulga dados do comércio local

31/01/2011 18h45


Fonte UFPI

Imagem: UFPIClique para ampliarCurso de extensão(Imagem:UFPI)Curso de extensão
O curso de extensão sobre Pesquisa de Mercado, organizado pela Coordenação do Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano), da Universidade Federal do Piauí, apresentou, na última sexta-feira, 28, o pré-diagnóstico empresarial do município, realizado por alunos do próprio curso. A apresentação, que ocorreu na solenidade de encerramento, foi realizada no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no próprio município.

O pré-diagnóstico identificou que, em Floriano, as micro e pequenas empresas têm uma média de longevidade de 13 anos e meio, bem maior que a média brasileira, que é de 5 anos. Mais da metade dos empresários do município, cerca de 52 % (cinqüenta e dois por cento), está acima dos 40 anos. Ainda a respeito da faixa etária, notou-se uma certa ausência de jovens empreendedores, com aproximadamente 20% dos pesquisados abaixo dos 30 anos. Com relação à informatização, poucas empresas possuem computadores. Porém, a maioria das que empresas que têm computador têm também acesso à internet. Quase todas as empresas concentram-se nas áreas de comércio e serviço, apenas 5 % correspondem ao setor de indústrias.

Segundo o Prof. Isidro Fortaleza, coordenador do curso, foram entrevistadas 420 empresas, que gerou um pré-diagnóstico com grau de certeza de 95% e dois pontos percentuais de erro. "Tratando de projeção estatística é uma excelente amostra", avalia. As entrevistas integraram a parte prática do curso, que teve uma carga horária total de 60 horas, possibilitando aos alunos contatos e troca contínua de informação com o empresariado e autoridades políticas do município.

Ao todo, 90 pessoas se inscreveram no curso, que tinha expectativa de receber apenas 30. Representantes de várias empresas locais participaram do evento que teve o objetivo de transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre os procedimentos de pesquisa, análise de mercado e o uso de técnicas e ferramentas estatísticas na análise e interpretação dos resultados. "O curso foi um sucesso. Mobilizamos a comunidade estudantil, empresarial e política de Floriano no sentido de desenvolver, alicerçar e fomentar a geração de emprego e renda na cidade. Assim, o Bacharelado em Administração da UFPI contribui com sua missão social", comemora o Prof. Isidro Fortaleza.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e representantes do setor empresarial que, na ocasião, firmaram compromisso de desenvolvimento regional através da Coordenação do Curso de Administração da UFPI/CAFS, representada pelo Prof. Isidro Fortaleza. Dentre os presentes no evento destacam-se: Oscar Siqueira Procópio (Vice-Prefeito de Floriano), Antônio Reis Neto (Vereador de Floriano), Conegundes Gonçalves de Oliveira (Presidente do SINCOMERCIO), Arnaldo Messias Costa (Sec. de Administração do Município de Floriano), e Idelfonso Alves Ferreira (Diretor do SENAC/Floriano).





Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano