Dengue: Terrenos baldios colocam Floriano em Risco
22/12/2010 21h26Fonte Eugênia Reis - Jornalista, para o Ai5 PiauÃ
Numa cidade pólo em saúde e educação, nos custa acreditar que a segurança ainda é frágil.Não apenas porque a polícia trabalhe com estrutura pequena, mas, principalmente, porque a própria população, na maioria das vezes, não colabora.
Não é de hoje que os inúmeros terrenos baldios se tornaram reduto de marginalidade. Local de esconderijo de bandidos e abrigo para objetos de furto e de roubo.
Exemplo disso é o antigo Campo do Carimbó que no passado reunia os jovens dos bairros: Pau Ferrado, Curador, Catumbi e Caixa Dágua em partidas de futebol.
Hoje a realidade é outra, o local que compreende as ruas Castro Alves e Alberto Drumond foi tomado pelo mato, fazendo dos moradores, verdadeiros reféns, da ação dos bandidos que agem a luz do dia.
Mas os problemas se tornam, ainda maiores, quando o período chuvoso começa. O declive da área retém grande quantidade de água e o terreno se transforma em enorme berço de proliferação do mosquito causador da dengue. Nem mesmo os agentes de endemias conseguem entrar.
Cansados de esperar por soluções, os moradores coletaram assinaturas e enviaram o abaixo assinado ao Ministério Público.
Segundo a promotoria, o dono do terreno não reside em Floriano, mas o procurador já foi localizado e vai assumir o compromisso de localizar os responsáveis dentro do prazo previsto pela justiça.
Os moradores querem pelo menos a limpeza da área com mais urgência. “Eu moro nesse local há 20 anos e até hoje os donos desse terreno numa apareceram. Com o perigo da marginalidade e da dengue, nós queremos nesse primeiro momento a limpeza, já que o loteamento vai exigir um pouco mais de tempo para ser feito” – diz Aristócrates Carvalho (morador da Rua Castro Alves).
Por se tratar de um problema que ocorre em diversas áreas da cidade, enquanto o município não age através de punições para os donos de terrenos baldios abandonados, o mosquito da dengue ganha espaço e aos poucos vai vencendo a luta que coloca em jogo a vida de muitos.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano