Detentos do presÃdio Vereda Grande causam princÃpio de rebelião
21/09/2017 11h29
Imagem: FlorianoNews (arquivo)
Detentos fizeram na manhã desta quinta-feira (21) uma rebelião na penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na Vereda Grande, zona rural do município de Floriano.
Segundo as primeiras informações, o motim teve início por volta das 10h00, durante o banho de sol dos detentos. Eles iniciaram então um “quebra-quebra” nas celas, arrancando barras de ferros das paredes. Segundo o Sinpoljuspi, os presos atiraram pedras e barras de ferro contra os agentes.
Acredita-se que a rebelião aconteceu pelo fato dos agentes penitenciários proibirem a entrada dos familiares no presídio.
Equipes da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar estão no local com objetivo de controlar a situação. Não há informações sobre feridos.
A greve dos agentes penitenciários que começou no dia 11/09 também é apontada como uma das causas da confusão na unidade prisional.
Durante o período da greve, estarão paralisadas as atividades de transferências de presos entre unidades, recebimento de presos, transporte de detentos para audiências e visitas. Os agentes continuam exercendo atividades básicas dentro dos presídios.
A greve atinge a todas as unidades prisionais do Piauí. Os agentes aguardam o governo do Estado para dialogar sobre as reivindicações.