"Dia Nacional da Educação dos Surdos" é comemorado em Floriano
24/04/2024 10h59Fonte Secom
Imagem: Divulgação"Dia Nacional da Educação dos Surdos" é comemorado em Floriano.
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na manhã desta terça-feira, 23 de abril, o "Workshop: acessibilidade na comunicação", em comemoração ao "Dia Nacional da Educação dos Surdos". O evento foi na praça Dr. Sebastião Martins e contou com apresentações de coral, teatro e Língua Brasileira Sinais (LIBRAS).
A ação em praça pública teve como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade para a pessoa surda através da comunicação. Para marcar a data, a Secretaria de Educação promoveu apresentações do coral "Mãos que Encantam", da Escola Municipal José Francisco Dutra e teatro de surdos, além de aula prática sobre sinais em Libras, por meio do ensino de expressões como "oi" e "bom dia", e exposição sobre a história dos surdos na rede municipal de ensino de Floriano.
Além dessas atividades, também foram expostas informações sobre a participação dos surdos em diversos ambientes, como na Pastoral do Surdo e no futebol. Ainda, na oportunidade, as estudantes Juliana Sales e Joiciane Rocha apresentaram sinais criados para grandes empresas da cidade.
Imagem: Secom
Participaram do evento o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, representando o prefeito do município; presidente da Câmara, Joab Curvina; a professora e coordenadora da Educação Inclusiva Municipal, Eliene Guimarães; o representante da comunidade surda florianense, Fábio Cruz; a professora de LIBRAS da UFPI, Roberta Gomes; além de apoiadores da causa e a comunidade surda local.
De acordo com Fábio Cruz, integrante da comunidade surda de Floriano, "a falta de comunicação existe e nós precisamos estimular para que a comunicação aconteça entre as pessoas", expressando sua fala em libras. Segundo Eliene Guimarães, "esse momento possibilita o contato entre a comunidade surda e a ouvinte, além de chamar atenção para a importância da comunicação entre elas, para que as pessoas com surdez possam ser incluídas em diferentes espaços como na escola, esporte, trabalho e a igreja", ressaltou a coordenadora.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook