Diretora da UFPI em Floriano destaca avanços na implantação do curso de Medicina

18/02/2025 15h59

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Profª. Dra. Edmilsa Santana, diretora geral da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, falou em entrevista ao Portal FlorianoNews sobre os avanços na implantação do curso de medicina na instituição. Segundo a diretora, o projeto está em fase final de elaboração e já está bastante adiantado.

“Tudo o que o MEC está exigindo nós estamos cumprindo. Temos prazos para cumprir, mas ainda não podemos precisar exatamente quando o curso será iniciado, se será no segundo semestre de 2025 ou no início de 2026. No entanto, já estamos bem adiantados e finalizando os últimos detalhes”, afirmou a Profª. Edmilsa.
Imagem: FlorianoNewsProfª. Dra. Edmilsa Santana(Imagem:FlorianoNews)Profª. Dra. Edmilsa Santana

Com a conclusão do projeto, o campus está sendo estruturado para receber os 30 alunos da primeira turma de medicina. Para garantir um ambiente adequado de aprendizado prático, a diretora informou que foram realizadas conversas em Teresina com o governo estadual para viabilizar o uso da escola Paulo Ferraz, próxima ao Hospital Tibério Nunes, como espaço de prática para os estudantes.

Atualmente, a universidade está em período de férias e as atividades serão retomadas no dia 11 de março. Quando os professores retornarem, haverá um período de planejamento das atividades acadêmicas. No momento, apenas o curso de Educação do Campo está em atividade. “O curso de Educação do Campo funciona com um período na comunidade e outro na universidade. Quando o curso regular termina, os alunos vêm para a universidade”, explicou a diretora.

A UFPI – Campus Amílcar Ferreira Sobral conta atualmente com cinco cursos de graduação, dois cursos de pós-graduação e um mestrado. A implantação do curso de medicina representa um importante passo para a ampliação das oportunidades educacionais e o fortalecimento da formação de profissionais de saúde na região.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano