Dom Edivalter é homenageado com título de cidadania piauiense

09/11/2022 15h23

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: ReproduçãoDom Edivalter é homenageado com título de cidadania piauiense(Imagem:Reprodução)Dom Edivalter é homenageado com título de cidadania piauiense

O bispo da Diocese de Floriano, Piauí, recebeu nesta terça-feira, 8, o Título de Cidadania Honorária Piauiense, concedida pela Assembleia Legislativa do Piauí.

A proposta da honraria é da deputada estadual Teresa Britto. Além de Dom Edivalter, o bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Antonio Tavoni, também foi agraciado.

Imagem: ReproduçãoDom Edivalter é homenageado com título de cidadania piauiense(Imagem:Reprodução)Dom Edivalter é homenageado com título de cidadania piauiense

A solenidade de entrega dos títulos foi realizada no plenário da ALEPI, Deputado Waldemar Macêdo, com a presença de deputados, sacerdotes e outras autoridades e convidados.
Após o evento, Dom Edivalter emitiu uma nota de agradecimento pela honraria recebida em nível de estado.

Dom Edivalter Andrade nasceu em Barra de São Francisco, Espírito Santo, tem 60 anos e é o sexto de onze filhos. Se tornou diácono em 11 de dezembro de 1988 e em 8 de outubro do mesmo ano foi ordenado padre. No dia 29 de março de 2017 o Santo Padre, o Papa Francisco, o nomeou como 3º bispo da Diocese de Floriano, Piauí. Sua Sagração Episcopal foi no dia 10 de Junho de 2017, em Barra de São Francisco-ES e sua posse em Floriano no dia 24 de junho do mesmo ano.

Imagem: ReproduçãoDom Edivalter e a deputada Teresa Brito(Imagem:Reprodução)Dom Edivalter e a deputada Teresa Brito

No seu agradecimento, Dom Edivalter enfatizou que “o título é concedido, na verdade, à Igreja de Floriano”. “Portanto, com simplicidade, em nome da Diocese de Floriano, quero agradecer-lhes por esta homenagem que acolho como um convite a integrar-me ainda mais na comunhão com todos os cidadãos e cidadãs deste Estado que é nordestino, colocando-me a serviço da parcela do Povo de Deus que está em Floriano... Aceitando esta homenagem, devo estar ainda mais comprometido em caminhar com o povo que Deus confiou a mim como Bispo de Floriano”, disse Dom Edivalter.

BIOGRAFIA DE DOM EDIVALTER ANDRADE

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDom Edivalter Andrade(Imagem:Reprodução)Dom Edivalter Andrade

DOM EDIVALTER ANDRADE é o sexto dos onze filhos do casal Sr. JOSÉ JUSTINO DE ANDRADE FILHO e Dona IVA DE PAULA (in memriam). Nasceu em Barra de São Francisco-ES no dia 17 de abril de 1962. Ingressou no Seminário Diocesano da Diocese de São Mateus-ES em 20 de janeiro de 1982 para iniciar o curso seminarístico de Filosofia. Durante toda a formação aprofundou sua vocação de padre diocesano através do engajamento nas Pastorais Diocesana participando da coordenação e dando assessoria principalmente na pastoral catequética e nas pastorais sociais. Em 1985 iniciou o curso de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória-ES. Tendo concluído o curso de Teologia, iniciou em 1º de outubro de 1988 o seu Estágio Pastoral na Paróquia de Ecoporanga-ES. Em 11 de dezembro de 1988, Dom Edivalter Andrade recebeu o Diaconato juntamente com outros dois colegas. Os primeiros meses de exercício do Ministério Diaconal foram também na Paróquia de Ecoporanga. Em julho de 1989, Dom Edivalter Andrade, ainda diácono foi transferido para a Paróquia de São Mateus-ES. Em 08 de outubro de 1989 foi ordenado padre na Igreja Matriz São Francisco de Assis de Barra de São Francisco-ES e destinado como Vigário Paroquial para São Mateus-ES. Em 22 de abril de 1990 o então Pe. Edivalter Andrade foi nomeado Reitor de Seminário para acompanhar os seminaristas de Filosofia de sua diocese de origem. Enquanto reitor de seminário, Dom Edivalter Andrade fez sua graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo. A partir de 1996 assumiu também o acompanhamento dos seminaristas de Teologia. Em agosto de 1997, paralelamente à função de Reitor de Seminário, atuou também como Administrador Paroquial da Paróquia de Jaguaré-ES onde permaneceu até o final de 2000. Em 2001 o Pe. Edivalter tornou-se Coordenador Diocesano de Pastoral sendo liberado exclusivamente para este ministério. Contribuiu para a fundação da Cáritas Diocesana de São Mateus e foi o primeiro presidente da entidade. Em dezembro de 2005 seria empossado como Administrador Paroquial de Conceição da Barra-ES, mas foi transferido para São Mateus-ES onde em março de 2006 foi empossado pároco, permanecendo na função até novembro de 2009 quando foi nomeado Ecônomo Diocesano e Diretor de uma emissora de Rádio da Diocese de São Mateus-ES. Em 20 de abril de 2014, Domingo de Páscoa, ano do seu 25º Aniversário de Ordenação Presbiteral, foi empossado na Paróquia São Francisco de Assis de Barra de São Francisco. Em março de 2016 foi nomeado Vigário Geral na Diocese de São Mateus-ES por Dom Paulo Bosi Dal’Bó. No dia 29 de março de 2017 o Santo Padre, o Papa Francisco, o nomeou como 3º bispo da Diocese de Floriano (PI), sendo o 2º filho que a Diocese de São Mateus oferece para o serviço da Santa Mãe Igreja como bispo. Sua sagração Episcopal aconteceu no dia 10 de Junho de 2017, em Barra de São Francisco, e sua posse em Floriano aconteceu no dia 24 de junho de 2017.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: diocese, bispo, edivalter