Dr. Luiz Heront explica o que é Glaucoma e como prevenir-se

31/01/2013 12h01


Fonte Dr. Luiz Heront

Imagem: DivulgaçãoDr. Luiz Heront(Imagem:Divulgação)Dr. Luiz Heront

O Glaucoma é uma doença crônica e irreversível que leva a perda progressiva da visão. A lesão do glaucoma acontece no nervo óptico e o maior fator de risco é o aumento da pressão intra-ocular, considerada também causa da lesão glaucomatosa.

Os sintomas iniciam-se com a perda progressiva do campo de visão periférico, e isso o paciente só percebe em fases avançadas da doença quando a lesão é irreversível. Exames específicos devem ser realizados por um especialista a fim de identificar o problema e instituir o tratamento no momento ideal. Por isso, procure seu Oftalmologista e investigue essa doença.

Quem tem mais risco de sofrer glaucoma?

As pessoas com mais de 50 anos;
Quem tiver antecedentes de glaucoma na sua família direta;
As pessoas com erros de refração: hipermetropia ou miopia (moderada ou grave);
As pessoas que sofrem algum traumatismo no olho. As pessoas que usam corticóides (qualquer via de administração!).

De acordo com o Dr. Luiz Heront, o tratamento do glaucoma é feito com diferentes tipos de colírios (usados isolados ou em associações), raios laser e/ou cirurgias. Em todo o tratamento procura-se diminuir a pressão intraocular a um valor seguro que permita manter as condições da visão e do nervo óptico.

O cigarro piora o glaucoma!!!!

O tabaco tem nicotina, que é um vasoconstritor potente (afina as arteríolas diminuindo a quantidade de sangue nos tecidos, neste caso, no nervo óptico e retina). Além disso, o hábito de fumar é associado com outras doenças oculares como catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Este hábito, apesar de demodê há muito tempo, ainda é frequente até entre jovens esclarecidos desta era.