Edvaldo Araújo pontua ações da Sec. de Desenvolvimento Rural para Floriano
07/01/2013 10h59O Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento do município de Floriano, Edvaldo Araújo, após assumir a pasta e fazer os primeiros levantamentos, ressalta que a situação do município é crítica e precisa de ação urgente para que tenham continuidade as atividades de fornecimento de água para as comunidades rurais, as atividades do mercado central, do mercado do cruzeiro e do matadouro da cidade.
Segundo Edvaldo Araújo, esse levantamento foi feito baseando-se em informações gentilmente repassadas pelo então Secretário Assis Carvalho, por alguns diretores anteriores e por funcionários, além de informações internas da Secretaria. Obtidas essas informações, o Secretário informou que o próximo passo será visitar pessoalmente as comunidades que devem ser contempladas com ações emergenciais.
“Essa semana nós vamos iniciar o levantamento in loco, visitando as comunidades para ver os principais problemas , além dos emergenciais, os que precisam ser atacados posteriormente.”
Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo, Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.
O Secretário citou que precisa ser assumida com urgência a resolução de problemas em doze chafarizes que necessitam ser recompostos o fornecimento de água. Informações levantadas dão conta de que há dois chafarizes com o fornecimento de energia cortado por falta de pagamento. São eles os chafarizes que deveriam atender as comunidades Morrinhos e Coelho. Outros dez estão com problemas mecânicos, com problemas nos motores a diesel e bombas hidráulicas queimadas.
Implantar essas ações objetivam concretamente oferecer segurança hídrica a população do interior, ampliando os equipamentos existentes e oferecendo água em quantidade e qualidade suficiente para a dessedentação humana.
Mercado público central
Em relação ao mercado central, Edvaldo Araújo informou que já está sendo encaminhado a resolução dos problemas e que nos próximos dias será resolvida a questão do diretor do mercado, que é um orgão de grande importância histórica no processo evolutivo do comércio florianense. Por esse motivo é preciso que haja uma pessoa responsável e compromissada a frente desse trabalho, acompanhando de perto seu funcionamento. Possivelmente ainda essa semana o Prefeito Gilberto Júnior nomeará o novo diretor.
Tratores para preparo de solo
Edvaldo Araújo falou sobre a surpresa que acometeu sua equipe ao se darem conta de que os novos tratores não foram pagos pela gestão anterior.
“Apesar do recurso estar disponível, há um problema tecnico na licitação, no fornecimento dos ítens e esse problema a equipe de finanças vai tomar a administração. O que imaginávamos que seria adiantado de imediato, na verdade nos deixou amarrados porque primeiro precisamos resolver essa questão burocrática relativa às máquinas, que por enquanto não podem sair do pátio da secretaria, até que as pendências sejam resolvidas.”
Distribuição de sementes
O Secretário de Desenvolvimento Rural de Floriano comentou sobre uma conversa com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Dr. Rubens Martins, ainda em dezembro, depois de ter sido informado pela equipe do Emater que Floriano teria disponível apenas dois mil quilos de sementes, mil quilos de feijão e mil quilos de milho, um total insuficiente para a necessidade da região.
No contato com o Secretário Estadual, foi sugerido que o Prefeito Gilberto Júnior contactasse o próprio Governador, solicitando esse aumento. Este imediatamente encaminhou essa solicitação e esse número foi ampliado para seis mil quilos de sementes, sendo três mil quilos de milho e três mil quilos de feijão.
A previsão é de que esta semana essas sementes estejam chegando. Serão distribuídas via Emater, que é um orgão parceiro do Governo do Estado e que atua em todos os municípios do Piauí.
Edvaldo Araújo falou também sobre incentivos que virão a assegurar qualidade de vida das criações de pequenos criadores do interior.
“Temos a ideia de implementar o cultivo de pastagens para que os rebanhos, que ganham peso no inverno, não os percam novamente e venham a morrer diante do verão por não haverem pastagens cultivadas. Assim estamos incentivando o cultivo de sorgo, o sorgo forrageiro, sorgo granífero, pra alimentar o rebanho, da galinha até o boi o sorgo serve. E uma característica importante do sorgo é a adaptação às nossas condiçoes climáticas.”
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano