Eletrobrás monitora ligações clandestinas no município de Floriano

03/04/2013 11h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Eletrobrás, maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, vem intensificando desde o início do ano o combate aos furtos de energia nas residências da cidade de Floriano, os famosos ‘gatos’, ligação de energia elétrica irregular, que vêm crescendo em disparada no Estado Piauí.

De acordo com Everaldo Gonçalves Correia, líder de processo combate às perdas da distribuição da Eletrobrás, em Floriano vem se intensificando as fiscalizações, principalmente no período dos feriados, período em que a população recebe visitantes, familiares, realizam eventos, motivos pelos quais há um aumento na incidência desse tipo de procedimento errado.

Imagem: FlorianoNewsEveraldo Gonçalves Correia, líder de processo combate às perdas da distribuição da Eletrobrás.(Imagem:FlorianoNews)Everaldo Gonçalves Correia, líder de processo combate às perdas da distribuição da Eletrobrás.

O líder de processo combate às perdas da distribuição da Eletrobrás esclareceu que a empresa trabalha com pessoas equipadas para realizar a fiscalização. Segundo ele, muitos funcionários recebem propostas de propinas no ato da inspeção das residências.

“Gostaria de avisar a população que se sentir ameaçada por conta desses vizinhos ou essa realização de festas, que denuncie a Eletrobrás, porque a partir desta denuncia, a gente autuando e regularizando a situação, eles estarão recebendo uma energia de melhor qualidade e uma energia mais barata, porque a tendência é que quanto mais regularizações a gente venha a fazer, mais barata fica a nossa energia”, disse Everaldo Gonçalves Correia.

As ligações clandestinas de energia elétrica prejudicam todo o sistema. A rede de energia da Eletrobrás é uma rede inteligente e a partir do momento em que o sistema identifica algo errado consequentemente para de funcionar, configurando as interrupções de energia.

O furto de energia está previsto no parágrafo 3º do artigo 155 do Código Penal, podendo a pena variar de um a quatro anos de reclusão, além da fixação de multa.

Esse quantum ainda poderá ser elevado nas hipóteses de furto qualificado, ou seja, quando o agente, emprega meios tais como a fraude, a escalada, a destreza e demais hipóteses expressamente previstas no artigo em comento com vistas à consecução do crime.

Em Floriano e região sete equipes em carros e três equipes em motocicletas trabalham para atender a população e realizar fiscalizações.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews