Em Floriano, primeiro dia da reabertura do comércio tem movimentação nas lojas e fiscalização
08/06/2020 14h33Fonte G1 PI
Imagem: Aparecida Santana/TV ClubePrimeira fase da retomada das atividades libera funcionamento comércio varejista, atacadista de bens e serviços, além de lojas dos shoppings.
A cidade de Floriano reabriu nesta segunda-feira (8) as atividades econômicas. É a primeira fase do processo de flexibilização do isolamento social, que estava em vigor no município por causa dos casos de coronavírus. Foram quase 80 dias do comércio fechado em Floriano.
A movimentação dentro das lojas não causou grandes aglomerações, mas houve movimentação intensa. Do lado de fora, filas foram formadas limitando a entrada de clientes. O uso de máscara é obrigatório.
A fiscalização da Vigilância Sanitária verificou se os estabelecimentos estavam cumprindo as regras sanitárias e medidas de higiene que os estabelecimentos devem, obrigatoriamente, seguir para permitir o funcionamento.
O fluxo no trânsito foi maior que o percebido nos últimos dias.
Imagem: Aparecida Santana/TV ClubeAbertura do comércio em Floriano (8).
primeira fase da flexibilização, estão liberados os estabelecimentos que prestam os serviços de:
- Saúde;
- Comércio varejista, atacadista de bens e serviços;
- Lojas de departamentos especializados e prestadores de serviços;
- Estabelecimentos de estética e beleza, com restrições sanitárias;
- Construção civil;
- Indústria de transformação;
- Lojas do shopping, menos as praças de alimentação e salas de cinema;
- Feira livre, nas quintas, sextas e sábados;
- Serviços de saúde ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde;
Imagem: Aparecida Santana/TV ClubeReabertura do comércio em Floriano.
A partir do dia 22 de junho começa a fase dois da flexibilização. Ela só será possível caso o número de pessoas com coronavírus não aumente na cidade. Nela, passam a funcionar, também, as academias de esporte, com limitações; atividades relacionadas a saúde bucal/odontológica da rede pública e privada; e atendimento presencial nos órgãos da administração pública municipal.
A partir de 6 de julho, começa a fase três: atividades presenciais em bares e restaurantes até as 20h, com limitação da capacidade de atendimento; consumação local nas padarias, com limitação da capacidade de atendimento; praça de alimentação e salas de cinema do shopping; equipamentos públicos de recreação esportiva e lazer de forma individual, sendo vedada a realização de eventos esportivos e culturais.
As aulas da rede pública e privada de ensino continuam suspensas até 31 de julho.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook