Enéas Maia rebate denúncia de irregularidade eleitoral
28/06/2012 14h17Em matéria publicada no Portal GP1 (19/06) e Jornal O Dia (26/06) referente à reprovação pelo TCE da prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde (FMS), em que era secretário Enéas Maia dos Santos, o ex-secretário e candidato a prefeitura de Floriano pelo PSDB, concedeu uma entrevista ao Portal FlorianoNews afirmando que não foi responsável pela prestação de contas da secretaria de saúde da cidade de Vera Mendes no período de 2009.
Imagem: FlorianoNewsEnéas Maia
Veja o direito de resposta na íntegra:
"Quero falar pra todos os nossos amigos de Floriano o seguinte: eu primeiro não vou explicar, primeiro eu vou fazer uma denúncia, vou denunciar o grupo do Governo do Estado que iniciou a partir de segunda-feira um trabalho de difamação do nosso nome aqui em Floriano, levando várias cópias de uma matéria da semana passada de um portal, tentando ludibriar os eleitores de Floriano pra eles imaginarem que eu tenho algum problema, algum impedimento na justiça de ser candidato à prefeito de Floriano como eles tiveram na eleição passada e como ainda podem ter nessa eleição desse ano.
A primeira coisa a falar é que eu lamento, que aqui na nossa cidade a gente tá precisando de tanta coisa, tantas melhorias, a gente possa tá observando esse tipo de política suja ainda acontecer em Floriano. A política é antiga e ultrapassada, de uma grande convenção que foi feita no sábado viu-se as ações desse grupo a partir da segunda-feira aqui em Floriano, distribuindo notícias em jornais, plantando notícias, colocando em portais, questões que possam colocar como um impedimento para nossa candidatura em Floriano.
Então, esclarecendo as pessoas que têm simpatia por nossa bandeira, uma bandeira de mudança não apenas de administração, mas mudança de atitude, de mentalidade política, informar que não tem procedência nenhuma esse tipo de boato, esse tipo de jogo que estão fazendo. Eu fui secretário de saúde, foi uma ótima experiência que eu tive no município de Vera Mendes, foi durante quase dois anos (2007-2008) e alguns meses de 2009.
Durante esse período eu reativei vários programas lá no município, desenvolvi novos programas também sociais, trabalhei muito na área social, fiz uma coisa que ninguém nunca tinha feito, visitei todas as residências que existiam no município de Vera Mendes pra poder ver a condição de vida do cidadão. Promovi campanhas, trabalhei a saúde preventiva e fui premiado considerado como um dos melhores secretários do município, ganhei títulos por conta disso, inclusive até de cidadão, e na época dessa experiência profissional eu nem imaginava que ia tá me filiando a partido, me envolvendo em campanha política.
Naquela época nós tivemos essa ótima experiência, foi algo que eu acho satisfatório e que inclusive me ajuda a entender melhor alguma parte do mecanismo de administração pública na nossa cidade. Fui secretário como fui professor na universidade aqui em Floriano, como sou profissional de saúde na nossa cidade, empresário, reativei um laboratório que meu pai tinha transformando numa clínica que nós temos hoje, uma referência no interior do Estado do Piauí, expandimos o nosso negócio e nunca tive preguiça de trabalhar, iclusive digo que antes eu até era impossibilitado de hoje está disputando uma eleição porque antes eu trabalhava de 06h30 até 21h00, e graças a Deus tudo na nossa vida a gente sempre fez de forma correta, aberta transparente e com responsabilidade.
Então, a notícia que tentarão plantar esclarecendo aos nossos eleitores, aos nossos simpatizantes e a todo cidadão de Floriano que mesmo não votando ou não escolhendo esse grupo pra acompanhar, escolhendo outros grupos, que não tem procedência, a prestação de contas do município de Vera Mendes ela foi reprovada no ano de 2009 a prestação da prefeitura do município pelo Tribunal de Contas do Estado, e foi reprovada a prestação de contas da Secretaria de Saúde a qual eu não era mais o gestor, e quero esclarecer que foi reprovada não foi por improbidade, por algum desvio ou problema não, foi reprovada porque houve um atraso na entrega até onde eu sei do prazo para entregar essas prestações.
É normal que o Tribunal de Contas reprove pra que ele possa fazer um estudo aprofundado dessas contas, como ele já reprovou contas aqui em Floriano, como reprovou contas de várias pastas de saúde do estado e de vários outros municípios. Isso é um procedimento natural da justiça, e que eu volto a repetir eu não era o gestor no momento dessa prestação de contas, a gestora era a Sra. Mary Kelly, que hoje ainda é a secretária que me procedeu depois que sair do município.
No ano de 2009 eu fiquei apenas alguns meses a frente da secretaria e não tenho responsabilidade nessa prestação de contas, então isso é utilizado porque não tem o que se falar, não se tem argumento pra falar porque a nossa vida ela é limpa, nunca tivemos problemas em nenhum órgão que passamos. Agora depois da nossa grande convenção, há obviamente o medo, porque a intenção desde o início desse grupo era que aqui em Floriano só houvesse uma candidatura de oposição, para que eles pudessem colocar a candidatura do grupo deles, para que eles pudessem ter os procedimentos em Floriano iguais ao que eles têm no estado, na mesma escola política que eles têm.
Então, por isso começaram essa campanha difamatória, inclusive eles que têm processos de improbidade administrativa dentro do grupo deles. Eu quero acreditar que essa decisão não partiu do pré-candidato do grupo do governo, eu quero também acreditar e esse eu tenho certeza que não aconteceu porque eu conheço e não faz parte do pré-candidato do grupo da prefeitura municipal, eu quero acreditar que foi apenas a posição de correligionários desse grupo do governo que pensa a todo custo tá vencendo a eleição em Floriano passando em cima até dos princípios.
Mas eu quero também aproveitar esse momento, já que falei anteriormente eu volto a repetir pra convidar o pré-candidato do governo municipal Dr. Oscar e também o candidato do governo para que nós possamos fazer uma campanha limpa, uma campanha de ideias, campanha aberta para que nós aqui em Floriano possamos discutir soluções para nosso problema e no que no futuro nós possamos se unir em torno de um projeto de desenvolvimento pra cidade, porque hoje em Floriano nós precisamos é disso, é de união não é mais dessas picuinhas, não é mais desse jogo pequeno, não é mais desse tipo de prática.
Então, eu convido todos para que nós possamos fazer isso, inclusive as pessoas que nos acompanham, não vamos entrar nessa onda, não vamos dar razão a esse tipo de prática, vamos permanecer sempre com seriedade, sempre com tranquilidade, vamos fazer uma campanha bonita todos nós, toda política de Floriano, ensinar ao resto do Piauí o que Floriano sempre ensinou, que é uma cidade mais civilizada e é o diferencial em nosso estado, entendo que é a melhor forma.
Esse tipo de prática não contribui para o crescimento da cidade, não contribui para o debate, são acusações mentirosas e vazias e eu lamento, mas eu também quero dizer publicamente que não vou ficar dando muita vasão a esse tipo de comentário, não vou levar isso pra frente, não vou me aprofundar muito nisso, não vou revidar, não vou fazer da mesma forma, vamos continuar da forma que a gente tá o tempo inteiro trabalhando com projetos e ideias, mas sem agressões e ataques com muita ternura, carinho e respeito por todos".