Entidades debatem parceria para ofertar cursos às comunidades rurais
09/06/2013 12h51Na manha do último sábado (08), as entidades representativas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a cúpula da Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral, em Floriano, se reuniram no auditório da UFPI para apresentar as demandas e discutir as possibilidades de oferecer cursos às comunidades rurais através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que pretende ofertar cursos de nível médio e superior às áreas de reforma agrária do entorno de Floriano.
O encontro, que teve início as 08h00 com a apresentação dos técnicos do INCRA, da Universidade Federal do Piauí e questionamentos com a comunidade envolvida, articulou a proposta de até o início de 2014 ofertar cursos de inclusão social para as comunidades rurais.
De acordo com o professor da Universidade Federal do Piauí, Flavio Andrade, as entidades devem trabalhar em conjunto para formular esse projeto.
Imagem: FlorianoNews
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), existente no Piauí há 15 anos, tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados.
O PRONERA atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. O público alvo do programa são agricultores familiares, assentados em todos os tipos de assentamento da reforma agrária do estado do Piauí e comunidades rurais.
Imagem: FlorianoNews
A ideia da comissão é atender não somente a Floriano, mas a toda a microrregião de Floriano, como Jerumenha, marcos parente, Itaueira e os municípios do entorno.
O objetivo geral do programa é fortalecer a educação nas áreas de reforma agrária, estimulando projetos educacionais, utilizando metodologias voltadas especialmente para o campo, tendo em vista a promoção do desenvolvimento educacional.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook