Escola de Floriano é invadida por Pombos, diretora teme pela saúde dos alunos e funcionários

05/01/2011 12h53


Fonte Com informações técnicas do site Saúde e Lazer

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPombos podem transmitir doenças(Imagem:Divulgação)Pombos podem transmitir doenças
Os pombos são conhecidos como símbolo da paz, entretanto, podem se tornar um verdadeiro transtorno para a população quando em grande número. Essas aves podem causar danos à saúde e ao ambiente.

Na Escola Agronomo Parentes de Floriano, a direção esta preocupada com a quantidade de pombos que escolheram o teto da escola para morar. De acordo com diretora Hortencia Fonseca, a escola tem que ser lavada todos os dias.

Mesmo no periodo de recesso e férias escolares a equipe de limpeza esta atenta. "As funcionárias da escola que cuidam dalimpeza já estão sentindo reações alergicas e a cada dia se torna impossivel conviver com tantos pombos na escola", falou a diretora.

A escola Agronomo Parentes é um colégio estadual que foi transformado num Centro de Atendimento Educacional Especializado, e agora, só trabalha com alunos portadores de necessidades especiais que estão incluidos na rede regular de ensino.

A maioria das salas são forradas, mas tem uma que ainda não recebeu o forro de gesso, os pombos saem por esta sala e sujam toda a escola. O mal cheiro chega a incomodar quem precisa ficar no interior da escola.

A diretora Hortencia, já buscou ajuda no Ibama e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas até agora nenhuma providência foi tomada. "Eu temo pela saúde dos alunos e funcionários da escola, pois mesmo limpando todos os dias ainda existe risco de doenças", conclui a diretora.

Segundo especialistas existem três tipos de doenças transmitidas pelos pombos: infecções bacterianas ou por fungos, reações alérgicas e doença intersticial pulmonar, que pode cursar com fibrose pulmonar. São transmitidas principalmente pelas fezes, porém, as partículas das penas também podem provocar doenças.

Os perigos das infecções bacterianas ou por fungos estão relacionados a um processo infeccioso agudo, subagudo ou crônico. Em alguns casos é necessário internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou pode levar à morte. A pessoa contaminada pode sentir calafrios, ter febre e sudorese. Entre os sintomas pulmonares estão tosse, presença de escarro, falta de ar e dor torácica.

As reações alérgicas que podem ser causadas pelos pombos são das vias respiratórias, especialmente a rinite e a rinossinusite e a asma brônquica. Entre os sintomas estão espirros, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, dor no rosto e sensação de congestão nasal. A asma brônquica pode causar tosse, escarro, chiado e falta de ar. A reação alérgica mais grave é a asma e pode ocorrer risco de complicação com internamento e até levar à morte.

Veja quais são as doenças transmitidas pelos pombos:


Criptococose
Causada pelo fungo Cryptococcus neofarmans, é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, confusão mental e micose.

Histoplasmose

Causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Pode haver uma infecção sem sintomas. Se houver sintomas, pode haver febre, dor torácica, tosse, mal-estar geral, debilidade, anemia e micose.

Ornitose

Causada por um microorganismo intracelular chamado Chlamydia psittaci, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes e secreções de pombos contaminados. É uma doença infecciosa aguda, cujos sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e tosse.

Salmonelose

Causada por bactérias do gênero Salmolella, é transmitida pela ingestão de alimentos com partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, diarréia, vômitos e dores abdominais.

Alergias

Causadas pelo contato com ácaros provenientes dos pombos ou de seus ninhos. Os sintomas são irritação e pruridos de peles, além de coriza. Em crianças e idosos, é comum bronquite asmática alérgica.