Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva tem eleições anuladas

18/12/2013 16h51

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC) divulgou, na manhã desta quarta-feira (18), o resultado oficial das eleições para diretores das escolas estaduais da rede pública estadual de ensino do Piauí. Das 180 escolas que promoveram eleições para diretor e vice, três tiveram o processo anulado. 327 unidades estavam aptas a participarem do processo, destas 123 não apresentaram nenhum candidato e 44 foram impugnadas, restando 180 homologações.

No município de Floriano a comissão eleitoral central anulou o resultado das eleições em apenas uma unidade de ensino, a Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva, por acusações de desrespeito à legislação que regulamenta a gestão democrática.

Na instituição duas candidatas disputavam a eleição, a Chapa 1 encabeçada pela professora Maria da Paz (Paizinha) e a Chapa 2, encabeçada pela professora Teresinha Ferreira. Ao final do processo eleitoral Paizinha obteve 428 votos, derrotando Teresinha, que recebeu 199 votos.

Mas de acordo com a Diretora da 10ª Gerência Regional de Educação, professora Luciana Acioly, a Chapa 2 entrou com um processo de anulação da eleição e a comissão eleitoral central julgou o parecer enviado pela 10ª GRE e deu o resultado final, anulando o processo eleitoral na escola.

Imagem: FlorianoNewsLuciana Acioly(Imagem:FlorianoNews)Luciana Acioly

“É importante que agente frise que o processo eleitoral foi anulado porque a Chapa 2 recorreu, devido a irregularidades que constavam na eleição que aconteceu no último dia 10. Isso não tem nada haver com a 10ª Regional de Educação, houve uma falha no processo eleitoral na Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva e a Chapa 2 se utilizou disso para recorrer contra a eleição e ganhou a causa”, declarou Luciana Acioly.

Uma das falhas encontradas durante o processo eleitoral no ENOCS foi o voto de pessoas sem o devido cadastro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook