Especialistas dão dicas de como se preparar para o vestibular

29/11/2010 22h32

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Léo MirandaClique para ampliarProfessora de português Keila Alves(Imagem:Léo Miranda)Professora de português Keila Alves
No próximo fim de semana acontece mais um vestibular no Piauí. Depois do ENEM os estudantes vão enfrentar mais uma maratona de provas, o vestibular da UESPI. No sábado e no domingo, os candidatos farão provas especificas concorrendo a 3.580 vagas, distribuídas entre 16 cursos de bacharelado e 11 de licenciatura.

No Vestibular UESPI de 2010, o curso de Medicina foi o mais concorrido, com 41.56 candidatos por 50 vagas ofertadas, seguido por Enfermagem com 32.80 candidatos/vaga.
As provas do vestibular da UESPI serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro em 11 municípios. No primeiro dia de prova, os candidatos farão as provas das disciplinas de Comunicação e Expressão, Língua Estrangeira e a prova de Redação.

No segundo e último dia do concurso, serão questões das provas específicas, conforme a área do conhecimento. A previsão de divulgação do resultado final, com a relação de aprovados, vai ocorrer até o dia 4 de fevereiro de 2011.

A professora de português Keila Alves explica que a redação é tão importante quanto as outras provas. Segundo ela, o aluno deve primeiro responder as questões mais fáceis. Desta forma, ele estará ganhando tempo para poder se concentrar na prova. Outro assunto que a professora alertou está relacionado às abreviaturas utilizadas hoje na internet. “Essas abreviações só são aceitas nas redes sociais, já na redação nem pensar”, observou.

Já a psicóloga Flávia Regina Sousa disse que o candidato tem que responder as questões de acordo com o conhecimento adquirido durante o período em que ele estudou. A especialista deu ainda um exemplo prático de como amenizar a ansiedade. "É pensar positivamente a respeito do que está acontecendo, porque o que desencadeia uma crise de ansiedade são os pensamentos disfuncionais da pessoa, sempre achando que não vai se sair bem", concluiu.

DICAS PARA O VESTIBULAR
- Acertos
Concentração e tranqüilidade garantem o máximo de acertos possível.
Não se preocupe em tentar acertar um determinado número de questões.
- Achismos
Nada de achismos!
Não adianta fazer suposições.
Utilize apenas as informações que, de fato, constam no enunciado. Não suponha nada além.
Não acredite cem por cento nas figuras: acho que esse ângulo é reto. Não! Ou está escrito no enunciado que ele é reto ou terá que deduzir isso.

- Água

É importante manter-se hidratado.
Beba muita água (oito copos por dia, em média).
O leite e os sucos naturais de frutas, além de serem boas fontes de água, fornecem outras substâncias nutritivas essenciais ao organismo.
A água ajuda na digestão, no funcionamento dos rins e intestinos, além de regular a temperatura do corpo. Repõe a perda de líquidos aumentada com o calor e o estresse.

- Alimentação

As proteínas, vitaminas e sais minerais são muito importantes.
As frituras são desaconselhadas, pois causam transtornos gastrointestinais.
Cereais, pães integrais e queijos irão deixá-lo bem mais disposto para estudar.
Ingira líquido à vontade, como água ou suco natural, mas nada de refrigerantes.
Feijoada, nem pensar, porque causa sonolência, deixando o raciocínio mais lento.
A alimentação balanceada é fundamental para um melhor desempenho das funções mentais.
Deixe o chiclete o mais rapidamente possível. Ele fabrica ácido clorídrico e provoca sensação de fome.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo e são encontrados no arroz, na batata, massas e pães.
Fazer pelo menos cinco refeições diárias, sem exagerar na quantidade, é o segredo (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar).
No dia da prova, coma alimentos suaves e leves, como frutas, sucos e vitaminas. Evite comidas gordurosas, de difícil digestão, doces, chocolates, refrigerantes e balas, que causam desconforto gástrico.

- Ambiente de estudo

Fique longe de conversas e evite ruídos repetitivos.
Evite movimentos e sons que tirem sua concentração.
Não é necessário desligar-se totalmente do mundo – uma música instrumental, por exemplo, em volume mais baixo, é sempre uma boa companhia – mas resista a atender ao telefone.

- Ansiedade

Não carregue sobre os ombros as expectativas de seus pais. Já bastam as suas!
O diálogo é a melhor saída para controlar a ansiedade de ser aprovado no vestibular.
A ansiedade e o medo são considerados reações normais em situações aflitivas, como provas.
A adrenalina produzida pela ansiedade pode ajudar no processo competitivo, gerando iniciativa e garra para lutar.
Aprender a ter controle sobre a situação em vez de entrar em pânico é a chave para um melhor aproveitamento da adrenalina.
- Antes da prova
Alivie a tensão, fazendo algo de que gosta e o deixa relaxado.
Assista a um filme, escute música, faça uma caminhada, etc.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook