Espetáculo "A mais forte" retorna aos palcos do Piauí e Maranhão

04/09/2013 07h34


Fonte Grupo Escalet

De volta aos palcos, “A Mais Forte”, do grupo Escalet de Teatro, será apresentada este mês em Floriano, cidade a 250 km de Teresina, e em Barão de Grajaú, no Maranhão. Com direção de Alisson Rocha e texto de August Strindberg, o espetáculo conta com Laiana Correia, Iraci Costa, Neurene Gomes e Ahanna Kamila.

O espetáculo terá sua reestréia no feriado de 7 de setembro na Secretaria de Cultura em Barão de Grajaú, no Maranhão, e ainda será apresentada no dia 8 em Floriano-PI. Além disso, “A Mais Forte” integra a programação da abertura do 3º Festival Nacional de Teatro, no dia 18 do mesmo mês.

Em “A Mais Forte” montada pelo grupo florianense, duas atrizes ficam responsável pela sonoplastia, que é feita ao vivo de forma simples ao som de instrumentos como bumbo, tarol e pedras, acrescentando mais emoção ao dialogo construído por Senhora X e Senhorita Y, que na maioria das vezes causa intriga no publico. Cada personagem atua enriquecendo as cenas, que tem como cenários apenas banquinhos, peneiras, baldes e pedras.

Imagem: Grupo EscaletEspetáculo

“A Mais Forte” é uma das peças de câmara do sueco August Strindberg, escrita em 1889. A ação que se passa na década de 1880, em um café na cidade de Estocolmo, onde duas mulheres se encontram às vésperas do Natal. Ambas são atrizes e estão ligadas ao mesmo homem, uma é sua esposa, Sra. X, e outra, sua amante, Srta. Y. A primeira fala o tempo todo, enquanto a segunda permanece em silêncio. Trata-se de um jogo de ideias e de poder.

Para o diretor Alisson Rocha “A Mais Forte é a oportunidade de mergulhar no universo feminino, sendo uma das formas de transcender de uma perspectiva para outra quando se analisa o eu de cada personagem da historia, o que mais impressiona é a visão holística que a obra nos oferece em relação a fidelidade”, afirma Rocha.

O que torna a montagem diferente de outras é o fato de possuir fragmentos literários extraídos da obra do August Strindbeg e obras de outros escritores, onde mulheres dividem o mesmo homem. A imobilidade forte de uma, agride e ultrapassa todos os limites das palavras fracas da outra. Dividir a mesma pessoa significa dividir os gostos, aromas e sensações. Não se sabe a quem está amando e qual é o ser amado. Uma pesquisa realizada pelos atores sem compromisso com a seqüência dos fatos mas que trás a lógica de cada cena. As intervenções sonoras completam o raciocínio, um espetáculo ao estilo de Bertolt Brecht e que não se confina num palco podendo se transformar em qualquer situação.

“A Mais Forte” faz parte do projeto O INVERSO - DO INTERIOR PROFUNDO PARA O BRASIL contemplado pelo Premio Mirian Muniz 2012, é uma realização do Grupo Escândalo Legalizado Teatro por meio do Pontão de Cultura “Cultura viva ao Alcance de todos”, tendo o apoio da Funarte, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura e Ministério da Cultura.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: cultura, teatro, floriano