Estudantes de Floriano protestam contra corte de bolsas do Pibid
24/02/2016 15h14Dezenas de alunos de cursos de licenciatura que estudam na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) fizeram uma manifestação na Praça Dr. Sebastião Martins, no Centro de Floriano, na manhã desta quarta-feira (24).
Eles são contra um provável corte de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo Federal.
De acordo com um dos manifestantes, o provável corte de 50% das bolsas acarretará em um grande prejuízo aos estudantes que de licenciatura que participam de projetos em escolas de educação básica.
“O governo cortou em 2015 20% dos alunos do Pibid e agora em 2016 ele quer cortar 50% dos alunos que estão nas escolas públicas atuando como monitores, apoiando os professores e apoiando os alunos, através de atividades educativas”, explicou.
Imagem: FlorianoNews
O Pibid é um programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.
De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação anunciou um corte de R$ 274 milhões, cerca de 50% do valor destinado anualmente para o programa, que paga uma bolsa de R$ 400 mensais para os alunos.
Imagem: FlorianoNews
No Estado do Piauí cerca de mil alunos devem perder as bolsas e, a nível nacional mais de 30 mil escolas perderão os projetos que o Pibid contempla. Ao todo, 176 projetos serão prejudicados e em alguns municípios, como em Simões e Oeiras, os projetos serão extintos.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews