Estudantes participam de Torneio de Xadrez em Floriano
07/10/2010 10h02De fato, muitas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo sobre seus praticantes.
Conforme NUNO COBRA, um dos maiores especialistas em educação física do país, “o xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência.
Em Floriano o estudante Ronald Souza da Silva é praticante e entusiasta do xadrez, ele é o criador do Projeto Xeque-Mate que tem como objetivo criar uma ferramenta para motivar os alunos, não só na disciplina Matemática, mas nas diversas disciplinas ministradas no Ensino Fundamental, das escolas municipais de Floriano.
O projeto começou a ser executado em 2008 e até hoje já conquistou alunos de várias escolas de Floriano. Torneios e campeonatos de xadrez começaram a ser realizados e coordenados pelas escolas, o projeto se tornou tão importante no município que os professores aplaudem o desempenho dos estudantes.
Na manhã de quarta-feira, 06, estudantes da rede estadual de Floriano participaram de um torneio de Xadrez no auditório da 10ª Gerência de Regional de Ensino. O trabalho foi orientado pelos professores, a idéia é incentivar a prática do Xadrez entre os estudantes para fazer com que o aluno aprenda brincando.
O aprendizado do xadrez contribui para o desenvolvimento cognitivo, estimulando várias habilidades e trabalhando a questão da ética e do respeito pelo outro, fatores fundamentais na humanização do indivíduo.
Imagem: redaçãoTorneio de Xadrez
Imagem: redaçãoAlunos participando do torneio de Xadrez
Imagem: redaçãoTabuleiro de Xadrez
Imagem: redaçãoMonitores orientando os estudantes
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano