Falta cadeirinhas de segurança no comércio em Floriano

01/09/2010 10h29


Fonte Com informações do Estadão

Imagem: reproduçãoClique para ampliarCadeirinhas de segurança(Imagem:reprodução)Cadeirinhas de segurança
Começa hoje a fiscalização das novas regras para transporte de crianças em automóveis. Mas o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já está aconselhando que órgãos de fiscalização deixem de multar os carros fabricados antes de 1998 que ainda têm cinto de segurança subabdominal.

'As crianças com idades entre 4 e 7 anos e meio deverão ser transportadas apenas com o cinto de dois pontos, sem o assento de elevação', informou o Denatran. O problema do assento de elevação no cinto de dois pontos é que o tronco da criança fica solto, podendo ser projetado para a frente em caso de acidentes.

Trata-se da primeira exceção à Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A nova regra determina que todas as crianças devem ser transportadas com um dispositivo específico de proteção, que varia de acordo com a idade: até 1 ano, o bebê conforto; de 1 a 4 anos, a cadeirinha; até 7 anos e meio, o assento de elevação; a partir dessa idade, com cinto de segurança, sempre no banco de trás.
Imagem: reproduçaõModelos dos equipamentos de segurança exigidos pelo Contran(Imagem:reproduçaõ)Modelos dos equipamentos de segurança exigidos pelo Contran

Segundo o gerente de avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Gustavo Kuster, não há hoje no mercado mundial cadeirinha adaptada para cinto de duas pontas que tenha sido certificada após passar por testes de segurança. 'Proibimos toda e qualquer cadeirinha que não passe nos ensaios. Se algum fabricante desenvolver um modelo para cinto de duas pontas e esse modelo passar nos ensaios, excelente, mas não vamos criar uma meia segurança.'

Em Floriano o problema dos motoristas é encontrar os equipamentos de segurança, em algumas lojas ainda é possivel encontrar as cadeirinhas ou bebê conforto, mas os assentos de elevação é praticamente impossivel.

Com a nova determinação do Contran a busca pelas cadeirinhas de segurança praticamente dobraram este ano. Nas lojas de Floriano não era muito comum encontrar esse tipo de produto, hoje, as cadeirinhas não demoram muito tempo nas lojas.

E os preços variam de acordo com a marca, o menor preço chega a 299 reais.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano