Fiéis participam da missa do lava pés e procissão do fogaréu
29/03/2013 15h49O dia de ontem, quinta-feira (28), em várias igrejas do município de Floriano foi marcado pela celebração da tradicional missa do lava pés. Na Catedral São Pedro de Alcântara a missa aconteceu pela manhã e reuniu um grande número de fiéis, que se aglomeraram para participar da celebração eucarística e assistir ao rito do lava pés.
Imagem: FlorianoNews
Segundo o padre serafim, o gesto simboliza a revolução que Deus faz diante do pecado. Gesto de humildade que leva a paz e ao amor, e que faz com que esse amor seja maior que a lei dos homens.
Segundo o Evangelho, o ato de Jesus demonstra o relacionamento de intimidade e de perdão de Deus para os fiéis. Lavar os pés um dos outros é uma forma de servir, amar e estar à disposição para ir ao socorro dos outros.
A celebração do lava-pés é uma preparação para que os fiéis vivam bem os rituais da Páscoa.
O momento tem grande significado para a igreja católica, que recorda nestes dias a caminhada de Jesus Cristo, caminhada que passa pela morte, mas que vai culminar com a sua ressurreição.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Ainda no dia de ontem a igreja realizou também a procissão do fogaréu, gesto que imita a perseguição de Cristo e sua prisão, após a traição de Judas.
Várias paróquias repetiram o gesto. A procissão da Catedral São Pedro de Alcântara começou as 23h00. Composta apenas por homens, a caminhada a luz de velas percorreu algumas das principais ruas do centro de Floriano e foi encerrada com a santa missa na Catedral.
A procissão tem o nome de fogaréu porque na época de Cristo os soldados romanos utilizaram tochas para se orientar em meio à escuridão, enquanto procuravam Jesus para prendê-lo.
Imagem: FlorianoNewsProcissão do fogaréu.
Imagem: FlorianoNewsProcissão do fogaréu.
Imagem: FlorianoNewsProcissão do fogaréu.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook