Fiscalização quer garantir qualidade nos abatedouros de Floriano
15/06/2010 09h16Com o intuito de preservar a saúde da população e a correta utilização de equipamentos para o abate de animais, a Vigilância Sanitária de Floriano realizou uma inspeção em todos os matadouros da cidade.
O objetivo precípuo da ação fiscalizatória é alertar os proprietários desses estabelecimentos acerca da adequação às novas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O Município já confirmou a conclusão do novo matadouro municipal e afirma que será modelo em cumprimento das regras da Vigilância Sanitária.
Os processos serão bem mais rígidos. Veterinários ficarão responsáveis pela inspeção antes e depois do abate dos animais para verificar a qualidade da carne. Para todo esse processo é obrigatório que o pecuarista apresente no matadouro a Guia de Transporte Animal (GTA), documento em que constam todos os dados necessários do produto que será comercializado. As carnes que estiverem em condições legais de serem consumidas serão carimbadas e inspecionadas.
De acordo com o coordenador da VISA, as carnes que estiverem sendo vendidas nos açougues sem a aprovação da Vigilância Sanitária, serão recolhidas. “É um trabalho necessário para podermos controlar a comercialização de carne dentro do município. É uma ação importante para proteger a saúde da população”, ressaltou o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Jefferson Peixoto.