FLO: Caminhoneiro tem carga apreendida pelo Ibama e denúncia possível corrupção de fiscais

11/10/2010 20h18

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na noite de Domingo, fiscais do Ibama de Floriano, fizeram a apreensão de dois caminhões carregados de madeira, no município de Guadalupe. De acordo com os fiscais os caminhões que vinham de Buriti Cupu, Maranhão com destino a Santa Cruz da Baixa Verde, Pernambuco, estavam com a carga irregular.

Os caminhoneiros seguiram com os fiscais até Floriano, mas no caminho para o escritório do Ibama, um dos caminhoneiros resolveu parar na frente da Tv Alvorada para denunciar um esquema de suborno.

De acordo com o caminhoneiro, Edcarlo de Sá, um homem identificado por João, disse que era fiscal do Ibama e combinou o pagamento de propina para os fiscais. E que ele e o amigo poderiam passar a noite no municipio de São João dos Patos (MA), e pela manhã vir pelo município de Guadalupe (PI) que não haveria problemas. Mas os "verdadeiros" fiscais do Ibama de Floriano, fizeram a inspenção e apreenderam a carga.

Edcarlos que parecia muito agitado, disse que queria denúnciar o esquema a imprensa. Ele e o outro caminhoneiro ficaram cerca de 30 minutos parados na frente da emissora, até que foi estabelecido um acordo.

Ao chegarem no pátio do escritório do Ibama, os fiscais fizeram os trabalhos necessários e ao conferir a carga, confirmaram as suspeitas, os caminhoneiros estavam irregulares. Além de não portarem a lincença DOF - Documento de Origem Florestal, eles ainda estavam transportando 6 metros cúbicos de madeira serrada sem licença. A madeira foi descarregada e ficou apreendida no pátio do Ibama de Floriano.

Com relação a denúncia feita pelo caminhoneiro Edcarlo de Sá, foi constatado que no escritório regional do Ibama de Floriano, não trabalha nenhum fiscal chamado João. E que nenhum dos funcionários de Floriano tem conhecimento do que o caminhoneiro relatou.