Florianense escreverá biografia do comunicador EmÃdio Nonato
29/12/2021 16h46
Imagem: ReproduçãoEmídio Nonato
O florianense, Renato Batista, que atualmente reside em São Paulo, relatou com exclusividade ao portal FlorianoNews, que está dando início ao projeto da biografia autorizada do radialista Emídio Nonato. Emídio Nonato faleceu no ano de 2009, aos 56 anos de idade.
Renato decidiu homenagear o ídolo e grande ícone da comunicação de Floriano, através da narração de sua história.
Segundo o escritor, o projeto surgiu há algum tempo, mas antes de dar início ao projeto, era necessário a autorização da família do homenageado.
"O projeto surgiu há algum tempo, eu já estava tentando manter contato com a família, porque não dá pra iniciar um projeto desse sem o conhecimento da família, então falei com a Mônica Cardoso (filha) e ela me autorizou a iniciar o projeto, e agente vai começar a elaborar, a levantar entrevistas, a manter viva a memória do Emídio, uma figura importante para a cidade, depois que ele faleceu, a gente teve uma perda importante que fez muita falta pela manhã", disse Renato.
Renato afirma ainda que, o projeto tem como objetivo, mostrar um pouco da história de Emídio à população.
"A ideia é contar para a população um pouco da história do Emídio, a sua intimidade, da relação com a família, a trajetória que vai desde o menino que vendia banana na feira ao político, amigo, e grande pai que ele foi também", ratificou Batista.
Imagem: ReproduçãoRenato Batista
O escritor esclarece que o projeto está no início e que a construção da biografia se inicia com o levantamento de informações.
"Estamos no momento inicial do projeto, a construção de uma biografia começa pelo levantamento das informações, o ponto principal que foi a autorização da família, a gente já conseguiu, agora vamos organizar o projeto, buscar informações com a família, resgatar histórias na cidade, queremos reunir o maior número de informações para contar uma história muito bem contada de um personagem que ficou no coração de Floriano", esclareceu o florianense.
Sobre a coleta de informações, Renato afirma que além de relatos orais, a tecnologia será um grande aliado durante a construção do projeto.
"A tecnologia será uma grande auxiliar na coleta de informações, além disso, consegui alguns contatos de alguns profissionais para reunir relatos. Vamos conseguir boas informações para contar boas histórias do Emídio, quem gosta de uma boa leitura, vai gostar bastante do projeto", declarou.
O livro entitulado de "A vida e a voz de Emídio", será uma obra que estará ao alcance de todos que conheceram ou gostariam de conhecer a história do grande comunicador florianense.
"O projeto será impresso para que todas as pessoas que o conheceram, os amigos, os familiares, os que gostariam de ter conhecido, possam prestigiar esse trabalho", afirmou Renato.
O projeto contará ainda com trechos de músicas e frases sempre presentes no programa diário do radialista e que marcaram uma geração.
O escritor declara que, a sua obra é independente e tem como interesse, demonstrar o amor à comunicação e ao Emídio que foi um grande presente para Floriano, e que é merecedor dessa retribuição de afeto e admiração.
"O livro é um presente para o mundo, e o Emídio foi um grande presente para Floriano e merece essa retribuição das pessoas. É uma publicação que é uma retribuição para a comunicação", concluiu o escritor.
As pessoas interessadas em contribuir com a obra do Renato Batista, devem entrar em contato com o mesmo pelo telefone: (11) 9 5094 - 4931
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook