Florianenses mantém tradição de colher Alecrim na Sexta-feira Santa
19/04/2014 10h55A colheita do Alecrim é uma tradição que se repete ano a ano no período da Semana Santa. Na madrugada da Sexta-feira Santa, antes que surja o sol, as pessoas saem em busca do Alecrim, uma planta que exala um aroma forte e agradável.
Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Segundo o lavrador Antônio, a colheita do Alecrim precisa ser feita na madrugada da Sexta-feira Santa, antes de amanhecer.
Imagem: FlorianoNews
O Alecrim é uma planta abençoada desde a sua origem, pois segundo a tradição popular, Nossa Senhora descansou com o filho Jesus Cristo á sua sombra, e desde então suas flores que eram brancas se tornaram azuis como o manto da Virgem Maria.
A planta colhida no campo é usada para fazer chás e banhos medicinais. Há quem tenham também o costume de depois do meio dia varrer toda casa, começando do teto, até o chão, para tirar os maus fluídos, purificando a casa por mais um ano.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews