Florianenses participam do Plebiscito popular 2010
06/09/2010 11h38Desde 1995 durante a Semana da Pátria é realizado Manifestos populares a fim de atender os governantes para os problemas da população. É o chamado Gríto dos Excluídos, que este ano chega a 16º edição em todo o Brasil.
O tema de 2010 - Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular. A manifestação popular tem o objetivo de promover a reflexão sobre a exclusão social no país. Neste ano, o Grito dos Excluídos acontece junto com o Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade de Terra, e são organizados em Floriano pela Pastoral Social e os agentes socias de entidades não-governamentais, Movimentos Sociais, Sindicatos e a Igreja Católica.
De acordo com Remi de Moura Fé, agente social da Pastoral Social da Diocese de Floriano, o objetivo geral do 16° Grito dos Excluídos é chamar a atenção da população para a questão dos direitos sociais colocados na Constituição.
Durente esses dois últimos dias de campanha, uma equipe vai estar na praça Dr. Sebastião Martins, colhendo assinaturas para o abaixo assinado que pede a reforma na emenda constitucional que fala sobre a reforma agrária, e ao mesmo tempo realizando o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, atraves do voto, os organizadores esparam sensibilizar as autoridades para reforma da emenda.
De acordo com os organizadores centenas de assinaturas já foram colhidas em Floriano. A Expectativa é aumentar ainda mais, amanhã, 07, durante o evento civico de desfile do 7 de Setembro.
Direito à moradia digna e acesso à saúde e educação de qualidade são apenas algumas demandas que estarão em pauta durante a manifestação do Grito dos Excluidos deste ano. Após 15 edições, a mobilização conseguiu ser referência para a população de uma atividade realizada no mês de setembro, apesar de não fazer parte das atividades oficiais do dia 07 de setembro, como os desfiles de armas e cavalarias.
O Plebiscito
Outra contribuição dada pelo Grito dos Excluídos é a realização em conjunto com Plebiscitos Populares. Neste ano, acontece o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. A consulta popular ocorre até a amanhã, terça-feira (7) em todos os estados do país. Antes desse, foram realizados - também durante a Semana da Pátria - plebiscitos populares: sobre Dívida Externa (em 2000); a respeito da Área de Livre Comércio das Américas - Alca (2002); e pela anulação do leilão de privatização da Vale (2007).
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook