Floriano: Caminhada do Setembro Amarelo alerta para valorização da vida
28/09/2022 10h17A Secretaria Municipal de Saúde promoveu a caminhada de prevenção ao suicídio e valorização da vida no município de Floriano. A mobilização, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), faz parte de uma série de ações, inseridas dentro da Campanha Setembro Amarelo, desenvolvidas ao longo deste mês na cidade de Floriano para prevenir a depressão e o suicídio.
Com saída da Secretaria Municipal de Saúde, a caminhada percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, chamando a atenção para o problema, que se tornou um caso de saúde pública. Durante o momento também foram apresentados cartazes e faixas com palavras de incentivo a divulgação de informações relacionadas à campanha.
Imagem: FlorianoNews
Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Idalina de França, o objetivo da ação foi conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e destacar a existência dos serviços de assistência em saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
“Estamos sensibilizando a sociedade que o suicídio pode ser prevenido e você busque ajuda se estiver se sentindo triste, isolado ou com comportamento diferente. O suicídio ele acontece muitas vezes com pessoas que tem transtorno mental, mas o transtorno mais presente é a depressão, depois temos as substâncias psicoativas, a dependência química, e nós temos que cuidar. Se tiver sinais de isolamento ou dor emocional profunda, busque ajuda que nós temos profissionais qualificados pra acolher e te compreender. Busque ajuda, porque enquanto tem vida, tem jeito”, disse a coordenadora.
Imagem: FlorianoNews Idalina de França, coordenadora de Saúde Mental.
Ao término do percurso, na Praça Dr, Sebastião Martins, foram oferecidos serviços gratuitos para a população, além de ter sido plantado uma muda do ipê amarelo, simbolizando a vida.
“Tivemos atendimento psicológico, bucal, nutrição, roda de cultura e finalizamos com a implantação do ipê amarelo na Praça da Matriz, pra toda comunidade. Esse ipê precisa ser regado e cuidado, assim como é o ser humano. Então, que esse ipê transmita muita paz, muito amor, muita força, muita resiliência e muito acolhimento à Floriano", finalizou Idalina de França.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews