Floriano não tem aterro sanitário adequado

26/01/2011 09h49


Fonte Meio Norte

Apenas três dos 224 municípios do Piauí têm aterros sanitários e ainda não são plenos, apenas controlados. Os aterros sanitários controlados existentes no Piauí são os dos municípios de Teresina, Parnaíba e Bom Jesus.

O engenheiro agrônomo Avelar Damasceno Amorim disse que os três aterros sanitários não são plenos. “O lixo é aterrado com camada de terra”, declarou Avelar Damasceno Amorim.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou lei em dezembro do ano passado a proibição de lixões e dando o prazo de dois anos para que as Prefeituras sejam adequadas à nova legislação.

O presidente da APPM (Associação Piauiense dos Municípios), Francisco Macêdo, afirmou que o Governo Federal tem que ajudar financeiramente para que os municípios criem seus aterros sanitários.

Ele falou que os gestores irão reivindicar recursos para a implantação de aterros sanitários durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, marcada para março deste anos.

Os lixões são o cenário do documentário "Lixo Extraordinário", sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo de Jardim Gramacho, que foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor documentário - tornando-se o único representante brasileiro na 83ª edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, o filme tem nome internacional de "Waste Land" e foi gravado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), período em que os cineastas acompanharam o trabalho de Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, onde o artista fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los.

O trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. Os outros filmes indicados na categoria são "Exit through the Gift Shop", do artista de rua Banksy, "Gasland", "Trabalho Interno", sobre a crise financeira de 2008 e 2009, e "Restrepo".


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook