Floriano realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva
25/11/2014 15h57Como forma de reflexão, debate e discussão para a busca para uma sociedade cada vez mais plural, inclusiva e democrática, o município de Floriano está sediando, nesta terça-feira (25), um Fórum de Discussão alusivo ao Dia Internacional de Luta Pela Educação Inclusiva.
O evento acontece no auditório da Universidade Federal do Piauí, e a abertura contou com a presença do Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, Secretário de Educação, professor Nelson Júnior, Promotor de Justiça José de Arimatéia Dourado, a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Daniella Zanellato, e educadores da rede municipal de ensino.
Imagem: FlorianoNewsProfessor Nelson Júnior, Promotor José de Arimatéia Dourado e Prefeito Gilberto Júnior.
Durante todo o dia, os participantes acompanham uma programação voltada às discussões de assuntos concernentes à inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
Para o gestor municipal, aos poucos acontece o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência. Atualmente a cidade de Floriano está entre as dez melhores escolas de educação inclusiva do Brasil, tendo em vista a experiência acumulada no campo da educação inclusiva e os esforços empreendidos visando à garantia de oferta educacional de qualidade para todos.
“Estamos fazendo o nosso papel. A importância que a gente tem que dar é exatamente as ações que o município tem de prestar para dar uma melhor qualidade de vida para todos, especialmente para aqueles que necessitam de cuidados especiais”, disse Gilberto Júnior.
Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior
O Dia Internacional de Luta Pela Educação Inclusiva envolve questões como justiça social, direitos humanos, cidadania, democracia, igualdade social e respeito às diferenças, estabelecendo-se um momento para a reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento.
Para as pessoas com deficiência, a data é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.
Imagem: FlorianoNews
Segundo o Secretário de Educação, ter o município no ranking das 10 melhores escolas de educação inclusiva é um motivo de grande orgulho para a gestão.
“Pra gente é motivo de orgulho e de alegria. Nós estamos no caminho certo, incluindo nossos alunos e fazendo com que tenham a cada dia participação na sociedade”, declarou Nelson Júnior.
Imagem: FlorianoNewsProfessor Nelson Júnior
Para o levantamento de dados adicionais para a pesquisa “Boas práticas em Educação Inclusiva: a experiência dos municípios brasileiros” a consultora Daniella Zanellato está em Floriano para obter informações junto aos gestores da Secretaria Municipal da Educação, profissionais das escolas da rede municipal e comunidade escolar, de modo a identificar as principais estratégias adotadas e os desafios enfrentados pelo município para a implementação desta experiência exitosa.
A pesquisa é uma iniciativa da Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e tem como parceiro técnico para a sua realização a OSCIP Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas.
O estudo tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas de municípios brasileiros relativas à inclusão educacional de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, visando subsidiar e fortalecer os processos de formulação e implementação de políticas, programas e projetos alinhados com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
*Com informações de ASCOM
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews