Floriano sedia Conferência da Pessoa Idosa
30/09/2015 10h58Fonte Secom
Os profissionais que atuam nas secretarias municipais de Assistência Social e Saúde da região de Floriano participaram da Oficina de Capacitação e Enfrentamento à Violência contra Idoso, nesta terça-feira (29). O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde e Floriano é a segunda cidade do Estado a receber a capacitação.Imagem: SecomO evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
As próximas cidades a sediar a conferência são picos e Parnaíba. Participaram da abertura da Conferência, o prefeito Gilberto Júnior; secretário municipal de Saúde de Floriano, Bigman Barbosa; secretário municipal de Saúde de Pajeu, Edilberto de Carvalho; presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Leidimar Alencar; gerente da 10ª Regional de Saúde, Danilo Guimarães e supervisora da SESAPI, Gisela Brito.
Imagem: Secom
O prefeito Gilberto Júnior apoia as ações integradas das secretarias de Saúde e Assistência Social, principalmente no que diz respeito à atenção a pessoa idosa.
Imagem: Secom
“Temos a satisfação de estarmos sediando este evento regional, um momento importante para debatermos a violência contra o idoso e que traz informações importantes para quer todos estejam levando para suas cidades. Sabemos que a cidade de Floriano tem sido referência em nível de cuidado com a pessoa idosa e estamos em plena atividade nos CRAS I e II e nas Unidades de Saúde, através do Programa Saúde da Família”, ressalta o prefeito Gilberto Júnior.
Imagem: Secom
Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, de janeiro a junho deste ano, o disque 100 registrou mais de 16 mil denúncias de maus tratos a idosos em todo país. No Piauí, no mesmo período, o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa registrou cerca 200 casos de violência contra o idoso.
Imagem: Secom
E para a supervisora da SESAPI, Gisela Brito, esse dado pode ser ainda maior, se levar em consideração o medo ou a falta de informações da vítima. A abertura da conferência contou ainda com uma apresentação artística dos idosos que participam do Grupo AMI – Apoio a Melhor Idade, coordenado pelo Centro de Referência e Assistência Social de Floriano.
Imagem: Secom