Floriano sediará mais uma edição do Festival Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões

31/08/2010 10h28


Fonte Ass. de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoFestival de Cinema(Imagem:Divulgação)Festival de Cinema

O 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma mostra nacional de cinema e vídeo com atenção especial para as produções cinematográficas produzidas em Pontos de Cultura e de Produções Independentes. O festival acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro.

A edição 2010 irá oferecer 30 mil reais em prêmios para os filmes selecionados nas categorias de longa e curta metragens de produtoras independentes e de Pontos de Cultura de todo o Brasil. Os filmes de longa-metragem selecionados receberão por sua exibição um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada, já os filmes de curta-metragem receberão por sua exibição um prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais).

No evento haverá além da mostra competitiva mais três mostras não-competitivas: Brasil Contemporâneo com filmes da Programadora Brasil, A Era da Chanchada relembrando os 20 anos de alegria da nossa história cinematográfica e a mostra Espanha – Em Verde e Amarelo, uma parceria com a Cinemateca da embaixada Espanhola. Os filmes destas mostras não serão premiados.

O Festival tem como apoio a Petrobras e tem o objetivo de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários, apresentando uma parcela significativa da recente produção brasileira; formar uma platéia consciente, com reunião de profissionais de cinema discutindo questões pertinentes ao tema, promovendo encontros, seminários, debates, oficinas, palestras, cursos de formação teórica e prática, além de contribuir para difusão das obras selecionadas.

As inscrições para a competição e todas as atividades paralelas do 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões são gratuitas e acontecem até á 20 de setembro de 2010.

O Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que este ano será realizado entre 17 e 21 de novembro, terá a presença de grandes cineastas brasileiros como: Sergio Rizzo (Jornalista e Mestre em Artes/Cinema de São Paulo), Cleumo Segond (Direção de Fotografia), Cícero Filho (Cineasta Piauiense) e João Vieira Junior (Produtor de Cinema) que são mestres do cinema e já realizaram trabalhos em Filmes, TVs, Documentários, etc.