Floriano sediou capacitação para forças de segurança no enfrentamento à violência contra a mulher
11/04/2025 10h54
Imagem: FlorianoNews
Floriano sediou capacitação para forças de segurança no enfrentamento à violência contra a mulher.

Nos dias 09 e 10 de abril, o auditório do Fórum Ministro Aldir Passarinho, em Floriano, foi palco do Curso de Capacitação no Enfrentamento à Violência contra Mulheres, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social. O evento teve como público-alvo integrantes das forças de segurança do estado, reunindo agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, SEJUS e Polícia Penal.
A ação visa fortalecer a rede de proteção às mulheres, promovendo um atendimento mais eficaz, humanizado e integrado por parte dos profissionais da segurança pública no combate à violência de gênero.
Imagem: FlorianoNews

Durante os dois dias de capacitação, com carga horária de 20 horas/aula, os participantes contaram com a presença de especialistas, psicólogos e assistentes sociais, que abordaram temas fundamentais relacionados à legislação, protocolos de atendimento e estratégias de acolhimento das vítimas.
A Coronel PM Elizete Lima, que esteve presente no evento, destacou a importância da iniciativa:
"Estamos de volta para capacitar os policiais civis, bombeiros, policiais militares no enfrentamento à violência contra mulheres. Muitas mulheres demoram anos para conseguir denunciar. E quando denunciam, precisam ser bem acolhidas. Se o atendimento for falho, elas não voltam — e outras também deixam de procurar ajuda."
Imagem: FlorianoNews
Coronel Elizete Lima

Ela ressaltou ainda o papel da Patrulha Maria da Penha, que, segundo a coronel, tem demonstrado resultados expressivos:
"100% das mulheres acompanhadas pela Patrulha estão vivas. Isso mostra que a proteção funciona e que é essencial denunciar e buscar ajuda."
Imagem: FlorianoNews
Major Leucijane Vasconcelos

A Major Leucijane Vasconcelos, subcomandante do 3º BPM de Floriano, também enfatizou a necessidade da qualificação contínua:
"É preciso que os profissionais estejam preparados para oferecer um atendimento que evite a revitimização dessas mulheres. Quanto mais conhecimento e formação, melhor o serviço prestado à sociedade."
Imagem: FlorianoNews

Além dos integrantes da Patrulha Maria da Penha, participaram também policiais que atuam nas viaturas do dia a dia — muitas vezes o primeiro ponto de contato em casos de violência doméstica.
Após Floriano, o curso segue para São Raimundo Nonato e Picos, ampliando o alcance da capacitação em todo o estado. A iniciativa está alinhada à política do secretário de Segurança Chico Lucas, que implantou a Patrulha Maria da Penha em todos os batalhões do Piauí, inclusive com viaturas lilás, facilmente reconhecidas pela população.
A capacitação reforça o compromisso do Estado com o combate à violência de gênero e a valorização de uma atuação mais sensível e preparada das forças de segurança.
Imagem: FlorianoNews
