Galeria que provocou a interdição da Rua Gabriel Ferreira é desobstruÃda
13/05/2017 09h20Fonte SECOM
A rua Gabriel Ferreira, no bairro Manguinha em Floriano é uma importante via que, inclusive, dá acesso ao Hospital Tibério Nunes e à região onde se concentram várias clinicas. Mas nas últimas semanas tem sido motivo de grandes transtornos, principalmente no ponto que fica a poucos metros da avenida Dirceu Arcoverde, por onde passa um riacho que nasce na região da Unidade Escolar Bucar Neto, próximo a Agespisa e segue por vários bairros.Neste ponto específico da Gabriel Ferreira, o excesso de resíduos acabou fechando a passagem da água, que no período chuvoso se acumulou na rua. Um problema de muitos anos que chegou ao seu ponto máximo.
Durante os meses de março e abril a secretaria de Infraestrutura iniciou um monitoramento na região, fazendo intervenções a cada dois dias, quando equipes retiravam resíduos, como areia, mato e lixo que ficavam represados, um trabalho paliativo para a desobstrução da rua e dos acessos.
Mas como ao longo dos anos os materiais foram se acumulando e a galeria ficou totalmente obstruída.
Imagem: SECOM
Foi quando, há cerca de uma semana, o prefeito Joel Rodrigues determinou uma intervenção maior no local: o município locou uma draga e em um trecho de 50 metros fez pelo menos quatro intervenções para retirar o lixo acumulado, uma quantidade impressionante principalmente de areia e muitas garrafas peti e outros tipo de lixo depositados pela própria população no curso do riacho.
“Só este ano do local crítico foram retiradas 12 caçambas cheias de entulhos, lixo e areia”, afirma o secretário de Infraestrutura Marcony Alisson.
Na tarde desta sexta-feira, 12 de maio, o problema foi totalmente resolvido, a água já segue seu curso normal, a secretaria de Infraestrutura inicia a recuperação da via, já que o calçamento ficou bastante danificado. Além disso será feita a higienização da galeria e serão colocadas grelhas para servir de retenção dos materiais que descerem pela água.
Imagem: SECOM
A secretaria de Meio Ambiente também deve notificar a população para que sejam responsabilizadas por possíveis danos ao meio ambiente, mudanças irregulares do curso dos riachos e construção de imóveis, sem o respeito das normas técnicas, que protegem o meio ambiente.
“Pedimos a população que sejam conscientes e cuidadosos, que não joguem lixo em qualquer lugar, porque esse lixo chegará aos riachos e córregos, provocando danos e transtornos a ela mesma”, pediu o prefeito Joel Rodrigues, durante visita a rua Gabriel Ferreira.
Imagem: SECOM