Garis e varredores de Floriano são testados em através do Programa Busca Ativa

29/06/2020 15h07


Fonte Secom

Imagem: SecomGaris e varredores de Floriano são testados em através do Programa Busca Ativa.(Imagem:Secom)

Em atividade realizada neste sábado, 27, a Secretaria de Saúde de Floriano em parceria com a SESAPI, realizou testagem em massa de garis, varredores e motoristas da secretaria de infraestrutura do município. Segundo Kivia Resende, Diretora Técnica do Centro de Referência para Síndromes Gripais – FUNASA, 53 profissionais foram testados e não foi registrado nenhum caso positivo para Covid-19.

O prefeito Joel Rodrigues esteve na unidade e destacou a importância da ação. “Esses profissionais também estão na linha de frente nesta pandemia, pois o trabalho de garis e varredores ajuda a manter melhores condições sanitárias e assim como os profissionais da saúde, eles nunca deixaram de trabalhar”, disse.

O objetivo do Programa Busca Ativa é identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Estado. As equipes do Projeto Saúde da Família vão fazer o monitoramento da Covid-19 em parceria com os municípios.

Pela cooperação técnica, o rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar os pacientes positivados que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19. A partir daí, as equipes de saúde do Programa Busca Ativa vão fazer um acompanhamento destes pacientes contaminados.

A ação é realizada por meio de uma parceria da Sesapi com os municípios que assinam um termo de adesão ao programa e passam a receber da secretaria, para uma equipe do Programa Saúde da Família, testes rápidos e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o trabalho ostensivo do Busca Ativa já está implantado em 173 municípios piauienses, que receberam 12.240 testes rápidos e 165.117 EPIs da Sesapi. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: secretaria, programa, covid