Governo do estado repassa seis ambulâncias do SAMU para Floriano
15/03/2011 20h09Fonte CCOM
As cidades de Floriano, Bertolínia, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Simplício Mendes e São João do Piauí vão receber nessa sexta-feira (18), 28 ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A solenidade acontece às 9h, no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wilson Martins e da secretária da Saúde, Lilian Martins.Floriano receberá cinco ambulâncias de unidades de suporte básico e uma de unidade de suporte avançado. Para receber os veículos os municípios tiveram que seguir dois critérios: realizar a capacitação dos profissionais que irão trabalhar nas viaturas e concluir as bases descentralizadas.
A base descentralizada é o local onde ficarão a viatura do Samu e a equipe assistencial funcionando 24 horas todos os dias da semana. Esse espaço deverá conter: quartos masculino e feminino com banheiros, sala de estar, almoxarifado, coordenação, cozinha com refeitório, dique para lavagem das viaturas e o sistema de rádio comunicação. A base descentralizada é de responsabilidade do governo municipal.
Todas as viaturas foram doadas ao Estado do Piauí pelo Ministério da Saúde, para a implantação do Samu Estadual. O Estado elaborou um projeto de regionalização onde esses veículos serão descentralizados para esses municípios. O Estado fará a entrega das ambulâncias mediante assinatura do Termo de Doação com custos para o município beneficiado.
Para o Estado, ficou a responsabilidade de construir e equipar a Central de Regulação Médica das Urgências, o transporte das viaturas da fábrica, em Tatuí (SP) para Teresina, e a capacitação dos profissionais. Até o momento, foram capacitados 250 profissionais de nível médio e 112 profissionais de nível superior. O restante das viaturas (46) será entregue quando os municípios cumprirem os critérios estabelecidos.
A meta da Sesapi é integrar todos os municípios do Piauí aos serviços de regulação do Samu estadual.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook