Grupo Teatral de Floriano tem projeto aprovado no Revelando Brasis do Ministério da Cultura
06/10/2010 17h28Fonte Com informações Grupo Luzes, site Revelando Brasis
As artes e a cultura em Floriano começam a transformar os caminhos da juventude. Um bom exemplo disso é o aumento de grupos teatrais, grupos de dança e de pessoas que se envolvem em projetos culturais visando a divulgação das riquezas de Floriano.Em eventos de nivel nacional, grupos e artistas começam a se destacar e levar o nome do Piauí e de Floriano para várias partes do Brasil. Dessa vez, o grupo Luzes Cia. Cênica se destacou.
O projeto "Gilbués, Piauí, o Tempo e a História" de autoria de Allan Francisco Aquino Barbosa, membro do grupo Luzes foi selecionado pelo Projeto Revelando Brasis do Ministério da Cultura.
O Projeto do documentário aprovado se chama O tempo e a história – na área da desertificação nos municípios de Monte Alegre e Gilbués - PI, que irá registrar contos e causos narrados pelos sertanejos e moradores dessas comunidades. O projeto Revelando Brasis é patrocinado pela Petrobras e apoiado pela TV Futura, tendo o Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul como realizadores.
A quarta edição do projeto recebeu 502 inscrições. Todas as cinco regiões brasileiras tiveram representantes selecionados: Nordeste (18), Sudeste (07), Sul (11), Centro-Oeste (03) e Norte (01). Dezessete estados têm histórias escolhidas: Bahia (05 histórias), Rio Grande do Sul (05), Paraíba (04), Espírito Santo (03), Minas Gerais (03), Paraná (03), Santa Catarina (03), Ceará (02), Mato Grosso do Sul (02), Pernambuco (02), Piauí (02), Alagoas (01), Amazonas (01), Maranhão (01), Mato Grosso (01), Rio Grande do Norte (01) e São Paulo (01).
Os dois projetos selecionados no Piauí são de autoria de Allan Francisco Aquino Barbosa (Floriano) e Rafael Pereira da Rocha (Colônia do Gurguéia).
Imagem: DivulgaçãoOficina do Revelando Brasis
O Projeto
Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, pode inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias.
A Oficina
Os 40 autores das histórias escolhidas vivem uma aventura pelo cinema. Os selecionados participam das Oficinas de Realização Audiovisual do Revelando os Brasis, nas instalações do Canal Futura, no Rio de Janeiro.
Com duração de 15 dias, as aulas levam os participantes a uma imersão em todas as etapas de realização de um filme. Os participantes estudam disciplinas como Introdução à Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização, Direitos Autorais e Comunicação Colaborativa. O quadro de instrutores é composto por professores e profissionais renomados do cinema e da comunicação.
A etapa de formação é enriquecedora tanto para os selecionados quanto para os professores e representa uma experiência de interação de costumes, valores e jeitos de ser de diferentes partes do país.
Exibições e Divulgação
Para que mais brasileiros tenham acesso ao material, as obras e entrevistas com seus autores são apresentadas em um programa especial transmitido pelo Canal Futura. Além disso, os vídeos são organizados em um DVD com distribuição gratuita entre os selecionados, organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.