Hospital de Floriano diminui transferências de pacientes neurológicos
31/05/2017 16h50Fonte Sesapi
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participa nesta quinta, 1º, de uma conferência em telemedicina no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A telemedicina é uma estratégia adotada para fortalecer a alta complexidade naquela região, onde os profissionais de saúde do Hospital interagem com a equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, para a assistência aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).Por meio de um equipamento de videoconferência, diariamente os médicos plantonistas do Tibério Nunes passam o caso para os profissionais do Albert Einstein, apresentando o prontuário, resultados e discutindo sobre quais procedimentos estão sendo e devem ser adotados no tratamento do paciente.
A descentralização nos serviços de saúde em Floriano também se observa com a implantação da neurocirurgia como um importante diferencial na assistência hospitalar. Iniciado em fevereiro, o serviço tem diminuído as transferências de pacientes para Teresina, já que atende urgência e emergência, com plantonistas 24 horas, e ainda faz atendimento ambulatorial, tendo realizado mais de 200 consultas.
De acordo com o neurocirurgião Joaquim Barbosa Junior, que atua no Tibério Nunes desde a implantação do serviço, já foram realizados 55 procedimentos cirúrgicos, 112 internações e 320 pareceres médicos. “Pacientes que antes iam para o HUT. Pra se der uma ideia, de acordo com o DATASUS, 42% dos atendimentos neurológicos no HUT são de pacientes do sul do Estado. Com a consolidação da neurocirurgia em Floriano, a expectativa é que esse percentual seja reduzido pela metade”, explica.
Outro avanço foi a abertura da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN), com dez leitos, o que fortaleceu a assistência para aqueles bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.
O secretário Florentino Neto também visita as obras da Unidade de Pronto Atendimento(UPA), que será a urgência e emergência de referência em Floriano e região, do Centro de Parto Normal(CPN) e da Casa da Gestante, que vão integrar a rede de assistência materno infantil do Hospital Regional Tibério Nunes.
Programação de visita em Floriano
Quinta, 1º de junho
8h30 – Visita às obras da UPA
9h – Visitas às obras CPN, Ambiência e Casa da Gestante
9h30 – Telemedicina: Hospital Regional Tibério Nunes
13h – Retorno à Teresina
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano