IComradio realiza módulo de Técnicas de Locução em Floriano
06/11/2018 14h50Fonte Icomradio
O Projeto Jovens Radialistas no Semiárido realizou no dia 27 de outubro mais um módulo do curso técnico em Rádio e TV na cidade de Floriano-PI. O módulo intitulado Técnicas de Locução aconteceu na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Floriano e foi ministrado pelo professor Jessé Barbosa.Na aula os alunos puderam aprender sobre a história do rádio até o que ele se tornou hoje, além de várias técnicas de locução utilizadas para ter uma boa oratória ao falar na frente das câmeras de televisão ou no rádio, receberam dicas de escrita de textos e ainda como dar sentido e tornar mais atrativo um texto falado, acrescentando técnicas de leitura, entonação, ritmo e volume da voz.
Imagem: Icomradio
Ainda durante a aula, os alunos puderam colocar em prática as técnicas aprendidas por meio da elaboração de roteiros, escritas de textos e gravação, sempre tentando deixar a sua narrativa acessível e interessando ao público alvo, como se fosse um bate-papo descontraído entre amigos. Os alunos interagiram com diversos tipos de textos, como matérias jornalísticas, poesias, comerciais, dentre outros, puderam perceber que cada tipo de texto exige uma forma de linguagem específica, seja mais alegre, mas seria ou com mais emoção.
Para a aluna Elizangela Arrais os conhecimentos adquiridos na aula são de fundamental importância, tanto para quem está começando agora na área do rádio, mas também para aqueles que já possuem alguma experiência.
“A aula foi muito importante, o professor Jessé soube sintetizar de maneira bem clara, de maneira bem simples algumas técnicas importantes tanto para quem já trabalha no rádio, como para quem tá iniciando esse processo, para quem trabalha em áreas afins e quer ter um contato mais fácil com o público, ou quer ter um diálogo mais próximo das pessoas. Então foi uma aula maravilhosa, só tenho a agradecer e colocar em prática o que a gente aprendeu aqui com o professor Jessé”, pontuou Elizangela.
Segundo a aluna Rauenna Sousa, ela pôde perceber que os equipamentos usados são importantes, mas o mais importante ainda são os recursos humanos e o trabalho em equipe.
“Eu achei a aula bastante interessante, porque quando a gente pensa em conceito radiofônico pensamos muitas vezes em grandes aparatos e aqui a gente pode perceber que essa comunicação perpassa muito mais pelo seu equipamento humano do que propriamente pelos meios que você pode dispor, eles são apenas um instrumento e não são o fim. Há muita coisa que a gente pode fazer apenas que esse aparato humano e com o trabalho de equipe. A gente muitas vezes faz comunicação em rádio de modo muito isolado e aqui a gente aprendeu que existe um certo impacto e existe algo muito produtivo em fazer um trabalho conciliando os valores e as qualidades da sua equipe“, ressaltou Rauenna.
Imagem: IComradio
O aluno Werllei Barbosa diz ter gostado muito da aula e vê no curso uma oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos, melhorar a sua comunicação e seguir em busca do seu sonho, que é ser jornalista.
“O módulo foi muito bom, além dessa aula teórica a gente está tendo uma aula pratica [...]. Esses conhecimentos são muito interessantes até mesmo quando a gente sair da escola, principalmente como eu que pretendo seguir a área de jornalismo e desenvolver projeto do tipo. Ajuda também muito na comunicação [...] eu sempre achei muito interessante à forma como o jornalista falava nas edições e eu sempre busquei assistir o jornalismo”, concluiu Werllei.
Para a realização do curso na cidade de Floriano, o IComradio e a Brücke Le Pont da Suíça contam com o apoio do Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano, AFI – Associação Florianense de Imprensa e Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM).
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook