IFPI apresenta proposta da Rede Certifiq aos eletricistas de Floriano
20/09/2010 11h20A Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Rede CERTIFIC é um programa do Ministério da Educação - MEC e do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE em parceria com as instituições de ensino federal.
O Certific como é chamado, é uma nova modalidade de educação profissional e tecnológica voltada para o atendimento de trabalhadores, jovens e adultos que buscam o reconhecimento e certificação de saberes adquiridos em processos formais e não formais, ou seja, profissionais que atuam no mercado de trabalho mas que não possuem formação apropriada.
Atraves do Rede Certific esses trabalhadores, também chamados de autônomos e informais, terão a oportunidade de receber a certificação que comprova as suas habilidades profissionais.
Em tdo o país os Institutos Federais de Educação (ex-Cefet) vão estar desenvolvendo o programa em determinadas áreas. No campus de Floriano, a áre que esta sendo trabalhada é a de instalador predial - eletricista.
Mais de 120 eletricistas técnicos e práticos se inscreveram no programa, e no sábado, dia 18, eles conheceram as propostas do Certific. A equipe formada por educadores, engenheiros, orinetadores e assistente social, fizeram a demonstração do perfil do programa.
Os candidatos descobriram as vantagens de estarem inseridos no Certific, como: participar de capacitaçãoes tecnicas, reciclagem de conhecimentos, atividades em grupo e indivudual. E quem não tem formação tera a oportunidade de concluir os estudos.
Para fazer parte do grupo e receber a certificação de instalador predial é preciso ter no minimo o nivel fundamental completo. Caso o profissional não tenha essa formação será encaminhado para uma turma especifica.
O IFPI de floriano fechou uma parceria com a prefeitura de Floriano que vai formar turmas do Proejafic no programa Brasil alfabetizado para os participantes que não tem a formação fundamental.
Durante a apresentação do programa os eletricistas puderam tirar dúvidas com os orientadores pedagógicos e a assistente social, além de conhecer os profissionais que vão orientá-los durante o processo de certificação.
"Esse é um programa pioneiro no Brasil e Floriano também começa agora a dar os primeiros passos. É uma maneira de valorizar ainda mais o trabalho de quem sabe fazer, mas não teve a oportunidade de estudar para aperfeiçoar o conhecimento adquirido durante os anos de serviço", disse Juliana Reis, assistente social do Ifpi de Floriano.