IFPI/Campus Floriano se destaca em seleção da Microsoft
13/12/2010 21h14Fonte Ass. do IFPI Campus de Floriano
No dia 26 de Novembro de 2010, foi finalizado o processo seletivo para Estudante Embaixador Microsoft (Microsoft Student Partner - MSP). Esta seleção teve duração de aproximadamente dois meses e contou com a participação de mais de 850 candidatos concorrendo a 150 vagas. O MSP é responsável por coordenar as atividades acadêmicas da Microsoft no seu estado, disseminando tecnologia através de palestras, minicursos, workshops, oficinas e projetos, a fim de trazer benefícios para a comunidade na qual está inserido.Neste ano, das 150 vagas disponibilizadas pela Microsoft, apenas 138 foram preenchidas. No Piauí foram quatro os aprovados, sendo três da cidade de Floriano. Os alunos que se destacaram neste município foram: Álison Hadamés Saraiva (Faculdade INTA, formado pelo IFPI), James Jefferson de Sá Silva (IFPI) e Johlânio Ribeiro (IFPI). Os dois primeiros já eram membros da Célula Acadêmica Floriano Cell (grupo de estudo organizado em 2008 para pesquisar e trabalhar com tecnologias Microsoft).
Os membros dessa célula obtiveram algumas conquistas importantes nos últimos anos, entre elas:
• Lançamento oficial das versões 2008 do Windows Server, SQL Server e Visual Studio no Piauí. O evento foi realizado simultaneamente em várias cidades brasileiras, porém, Floriano foi a única a promovê-lo no estado.
• Doação para as unidades de Floriano, Picos e Floriano (que na época eram as únicas com cursos de informática) do CEFET/PI (atual IFPI) do MSDN Academic Alliace. O MSDN (Microsoft Developer Network) é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento criadas pela Microsoft. O objetivo do programa Academic Alliance é fornecer gratuitamente as licenças dos softwares para alunos e professores de instituições de ensino afiliadas.
A representatividade dos alunos de Floriano implica numa maior descentralização da capital, mas também reflete a qualidade do ensino no interior. O resultado almejado dessa seleção é a aquisição de novos recursos acadêmicos para os cursos superiores e técnicos de informática, a disseminação de conhecimentos e tecnologias no estado e a provisão de treinamentos e ingressos em programas de emprego. É responsabilidade dos MSPs (e de suas equipes) trabalhar em prol da realização destes objetivos.
A seguir, são apresentados os depoimentos dos novos MSPs de Floriano:
“Através das ações realizadas como Líder da Célula Acadêmica Floriano Cell desde 2008 pude contribuir de forma significativa no meu estado, disseminando novas tecnologias e propiciando a vários alunos a possibilidade de adquirirem softwares originais da Microsoft através do MSDN AA, para complementarem seus estudos, softwares esses inviáveis para alunos adquirirem, capacitando-os com tecnologias de ponta.”, comentou o MSP James Jefferson.
“Como integrante novato da célula Floriano Cell estou extremamente grato por me tornar um MSP, e pretendo contribuir ativamente para a disseminação de novas tecnologias da Microsoft no estado do Piauí”, Comentou o MSP Johlânio Ribeiro.
“A Microsoft é bastante compromissada com a educação. Ela trabalha com diversos programas de complementação acadêmica, mas também auxilia muito no engajamento do profissional no mercado. Suas ações incentivam bastante o aluno e o profissional de informática, particularmente no início da carreira”. Observou o MSP Álison Hadamés Saraiva.
Com resultados tão positivos, o ano de 2011 promete feitos ainda melhores. A parceria com empresas como a Microsoft, por exemplo, só está começando.