Interligações e reservatórios visam melhorar abastecimento de água
15/08/2013 10h10A escassez de água no bairro Riacho Fundo, em Floriano, se arrasta há décadas. Há mais de dez anos a empresa tem conhecimento do problema, e vem solucionando de forma paliativa. De acordo com o Superintendente Regional da Agespisa, Gesiel de Sousa, não é todo o bairro Riacho Fundo que sofre com a falta de água, mas apenas uma ou duas ruas tem o problema localizado.
Segundo o Superintendente, a equipe da Agespisa está envolvida na resolução do problema, para isso vem tentando realizar interligações nos pontos de maior pressão na rede de abastecimento.
“Já houve uma intensão de conduzir a água do bairro Vila Leão, o que causou problemas com os moradores daquela região, mas a Agespisa está estudando uma forma de normalizar o abastecimento no bairro Riacho Fundo”, disse.
Gesiel de Sousa ressalta que a dificuldade no abastecimento de água no bairro acontece pela questão do bairro ser alto, distante, e devido à tubulação das ruas serem compostas por canos de rede finos.
“Nós estamos trabalhando para resolver o problema nessa área do bairro. Determinamos a Regional que fizesse um levantamento, e eles estão trabalhando nisso, só que este não é um serviço rápido, demandando algum tempo”, ressaltou.
Imagem: FlorianoNewsGesiel de Sousa, Superintendente Regional da Agespisa.
Falta d’água
A Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) está trabalhando na instalação de um flutuante no rio Parnaíba, para bombear água até o poço de sucção da Agespisa, que posteriormente será enviada a estação de tratamento de água.
Para execução dos serviços foi necessário paralisar o sistema que abastece o município de Floriano em intervalos de tempo. Com a instalação do equipamento, a expectativa da empresa é que seja melhorado o abastecimento em todo o município.
Reservatórios
Para a ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Floriano, Agespisa está construindo um reservatório de agua na região do Morro do Tiro, que fica situado em uma das partes mais altas da cidade. A conclusão da obra promete resolver toda a falta de água que existe no entono, inclusive fortalecendo a pressão para outros bairros, como Irapuá e Taboca.
Além do Morro Tiro, está prevista a construção de um reservatório no bairro Cajueiro II. A construção já está licitada e deve ser iniciada nos próximos dias.
Os reservatórios têm capacidade para armazenar 2.300 metros cúbicos de água, e todo o sistema que tem deficiência de água em Floriano será atendido 100% com as reservas.
O principal objetivo é manter um volume de reserva de água para suprir as necessidades de parte dos moradores que ficam desabastecidos, principalmente aqueles que não possuem caixa d'água nas residências.
A obra, que tem recursos do PAC e do Governo do Piauí, inclui ainda a implantação de três adutoras e a instalação de novos equipamentos para melhorar a qualidade da água produzida na Estação de Tratamento da cidade. A previsão é de que as obras sejam concluídas em outubro deste ano.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews