Lançado em Floriano o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia
03/04/2014 14h12Na manhã desta quinta-feira (03), o município de Floriano deu o pontapé inicial do Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, um Projeto do Governo Federal, idealizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Ministério da Educação.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, do Secretário de Educação, professor Nelson Junior, Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, Vereadores Antônio Reis (PSDC) e Fábio Braga (PP), Nutricionista da 10ª Gerência Regional de Educação, Luciana Machado, diretores e coordenadores das escolas municipais de Floriano.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com Luciana Machado, o Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia é um Projeto que utiliza hortas em escolas para passar às crianças noções de segurança alimentar e nutricional.
“O Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia vem envolver a parte pedagógica e levar as crianças a trabalhar e conhecer o alimento, onde elas estarão trabalhando com os professores das mais variadas disciplinas”, disse.
Imagem: FlorianoNewsLuciana Machado
Desenvolvido em Floriano por meio de uma parceira entre as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Educação, o Projeto tem como objetivo promover a educação alimentar e nutricional, utilizando as hortas e a gastronomia também dentro das salas de aula, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
Para o gestor municipal, o lançamento do programa é um momento singular no trabalho voltado para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade local.
“Temos o dever de transmitir as crianças ações que garantam a sustentabilidade do presente e do futuro, representado pelas crianças”, explicou Gilberto Júnior.
Imagem: FlorianoNews
Ainda segundo o Chefe do Executivo, o projeto piloto será realizado em cinco escolas municipais, envolvendo alunos, docentes, nutricionistas, pedagogos, além das Secretarias Municipais já citadas.
“Então esse projeto deve ser festejado, porque é através das áreas básicas, como educação, saúde e assistência social, que desenvolveremos um processo de qualificação que visa melhorar o futuro, especialmente das nossas crianças”, encerrou.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook