Manifestação sindical assinala o 1º de maio em Floriano

02/05/2014 15h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Movimentos sociais, sindicatos e segmentos da sociedade fizeram na manhã da última quinta-feira, dia 1º de maio, em Floriano, um ato para marcar o Dia do Trabalho.

A concentração aconteceu na Praça Dr. Sebastião Martins, no centro da cidade, como forma de mobilizar os trabalhadores para reerguer a bandeira de reivindicações das diversas categorias reunidas.

Imagem: FlorianoNewsManifestação(Imagem:FlorianoNews)

Com o tema central “Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas”, o ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT), aconteceu simultaneamente em várias cidades do país.

Segundo a presidente do SINTE/Regional Floriano, professora Léa Almeida, entre as principais bandeiras levantadas pela CUT nos atos que marcaram o Dia do Trabalhador em Floriano, a exemplo de todo o país, estão a paridade para aposentados e pensionistas, a redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário, fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias.

Imagem: FlorianoNewsManifestação(Imagem:FlorianoNews)

Fazem parte das reivindicações a defesa da política de valorização do salário mínimo, reforma agrária e política agrícola, reforma política, 10% do PIB para a educação pública e aplicação da lei do piso salarial nacional do magistério, fim do assédio moral, combate ao projeto de Lei 4.330 – Terceirização, democratização dos meios de comunicação e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

“Nós da educação estamos participando porque nós temos que trazer também quais os nossos desejos, conquistas para que a população tome conhecimento”,
explicou Léa Almeida.

Imagem: FlorianoNewsManifestação(Imagem:FlorianoNews)

Acerca da data para a classe trabalhadora, a presidente do SINTE destacou a grande relevância histórica, marcada por lutas na busca de conquistas para os trabalhadores mundiais.

“Esse dia para nós traz uma grande relevância em relação a luta que aconteceu em séculos passados e que até hoje no mundo todo relembra. A gente vai vivenciando essas lutas não só aqui na cidade, mas no mundo todo”, encerrou.

Imagem: FlorianoNewsManifestação(Imagem:FlorianoNews)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano