Médicos e enfermeiros passam por treinamento
04/09/2010 11h51Médicos e enfermeiros de Floriano e do município de Guadalupe participaram nesta sexta-feira, 03, de um treinamento sobre Mortalidade Infantil. Os profissionais fizeram um levantamento completo sobre quais as principais causas de mortes no período neonatal, infantil e materno.
De acordo com a Associação Brasileira de Enfermeiros e Obstetras o Piauí é o terceiro do país com números em casos de morte neonatal e materno. O Estado está atrás, apenas, do Maranhão e do Ceará. Este é um bloco dentro do nordeste com maior número de mortes de mães e bebês.
No treinamento os profissionais aperfeiçoaram o conhecimento sobre como auxiliar as mães e bebês na hora do parto e identificar pequenos sinais que representem perigo a mãe e a criança.
O presidente da associação, Herdy Alves, diz que o problema está na identificação e classificação de risco e na falta de qualificação dos profissionais para ampliar o foco da integralidade da saúde da mulher. As principais causas de morte apontadas pela associação foram hemorragias, hipertensão e abortamento inseguro.
A equipe da SESAPI – Secretaria Estadual de Saúde recebeu os relatórios de Floriano e Guadalupe, de posse desses relatórios será criado um novo plano de atendimento especifico para as gestantes e recém-nascidos, a fim de diminuir os casos de morte neonatal e materna.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook