Missa de Folia de Reis encerra festejos natalinos em Floriano
05/01/2015 09h29Na noite do último domingo (04), a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, em Floriano, realizou o encerramento da Folia de Reis, com uma missa celebrada pelo Bispo Dom Valdemir Ferreira.
A celebração eucarística contou com a presença de dezenas de católicos, que se emocionaram com o resgate de tradições da igreja nos cantos religiosos e na pregação do evangelho.
Em clima de festa, a comunidade católica fez orações em homenagem aos Reis Magos e encerrou os festejos natalinos.
Imagem: FlorianoNews
A Folia de Reis é uma festa de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal. Trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira. Hoje se mantém viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Faz parte do ciclo natalino, realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro – quando se comemora o Dia de Reis.
Aprofundando-se no Evangelho do dia, que narra o encontro dos Reis Magos com o menino Jesus, Dom Valdemir Ferreira, Bispo da Diocese de Floriano, comparou os fiéis aos reis magos, que saíram de sua terra natal, o Oriente, para adorar o Senhor.
“Isso é a festa da manifestação de Deus. Nós podemos dizer também que é a solenidade missionária, na qual todos nós somos convocados para a missão que Jesus nos confiou pelo batismo e que a luz da sua palavra revigorada na fé todos nós possamos mudar de caminho, também como os magos trazendo a novidade para a defesa da vida”, disse Dom Valdemir.
Segundo o Bispo, o povo entende a mensagem que a igreja, à luz do Santo Evangelho, anuncia para que haja realmente uma fé reavivada a partir da manifestação de Jesus, Salvador da humanidade.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
A festa de Santos Reis é uma das mais tradicionais comemorações religiosas e festivas, onde comemora-se o encontro dos três reis magos com o menino Jesus.