Moradores ateiam fogo em pneus fechando a BR-343 durante duas horas
07/07/2013 08h51Por volta das 16h00 do último sábado (06), moradores dos assentamento Araras, Ararinha e Mimbó interditaram um trecho da BR-343, a altura do KM 530. Os populares interditaram a BR usando madeiras e em seguida atearam fogo às mesmas, alimentado constantemente o fogo com àrvores cortadas a margem da estrada e pneus que eram trazidos pelos manifestantes.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Rapidamente um congestionamento de cerca de 2 Km se formou de cada lado da pista.
Motoristas acompanhavam a ação parados a beira da estrada sem poder fazer nada. Alguns motociclistas tentaram romper a barreira montada, mas chegaram a ser ameaçados de morte se tentassem passar.
Imagem: FlorianoNews
A reportagem do Florianonews estava no local e conversou com os protestantes, que exigiam a colocação de três redutores de velocidades entre as localidades, especialmente em frente à Escola Municipal Francisco Ferreira dos Reis, situada no assentamento Ararinha. A unidade escolar possui cerca de 400 alunos que diariamente precisam fazer a travessia da BR 343 para chegar à escola.
Imagem: FlorianoNewsEscola Municipal Francisco Ferreira dos Reis, situada no assentamento Ararinha.
Imagem: FlorianoNews
Segundo os manifestantes, vários acidentes já aconteceram no local. O último aconteceu na manhã da última sexta-feira (05), e tirou a vida de um jovem assentado da região.
Ainda segundo os protestantes, a estrada só seria liberada após a chegada de alguma autoridade política ou policial, para negociar medidas de segurança na via. De acordo com o ativista Nilson André, já foram feitos vários pedidos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-PI) nesse sentido, mas as reivindicações não foram atendidas pelo órgão.
Por volta das 18h00 a Polícia Rodoviária Federal do posto de Floriano chegou ao local e após um conversa de cerca de 20 minutos com um PRF, os moradores foram orientados e decidiram formar uma comissão que deverá procurar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-PI) levando as reinvindicações dos moradores das três localidades.
Em seguida a Policia Civil também chegou ao local.
Imagem: FlorianoNews
Após a conversa os protestantes decidiram por fim ao protesto, mas os motoristas ainda tiveram de aguardar a chegada da viatura do Corpo de Bombeiros para apagar o fogo ateado durante o protesto.
Por volta das 19h00 o trecho havia sido totalmente liberado, mas a BR registrava um grande fluxo de veículos nos dois sentidos, devido ao grande congestionamento formado durante o protesto.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano