Morte do boi é celebrada em clima de festa junina em Floriano
15/07/2013 12h04O Bumba-meu-boi é um dos folguedos mais tradicionais do Brasil. Essa manifestação folclórica é encontrada em grande parte de nosso território e recebe nomes diferentes. Na encenação, semelhante a um auto, misturam-se danças, músicas, teatro e circo.
Em Floriano, a noite do último domingo (14), foi de festa para o grupo de Bumba Meu Boi Terror das Ondas. Depois de passado o período junino, os brincantes se reuniram para celebrar mais uma vez o ritual da morte do boi.
Imagem: FlorianoNews
A festa foi organizada pelos integrantes do Boi Terror das Ondas, que este ano completa 54 anos de tradição no município de Floriano. Formado por crianças, jovens e adultos o grupo dançou e cantou as toadas de despedida, interagindo o público presente.
O ciclo do auto do bumba-meu-boi Nascimento, Batizado e Morte – apresenta a dramaticidade da saga do casal “Mãe Catirina e Pai Francisco” em que, ela grávida, tem vontade de comer língua de boi. Entretanto o boi em questão é o grande animador da festa, “o boizinho encantado” de São João, que brinca, dança e faz a alegria geral de todos os presentes.
Assim, ao som de belas toadas, muita dança e interação com o público que o grupo apresenta uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira.
Após a morte do boi os brincantes já começam a contar os dias para o ano que vem, quando o boi nasce de novo para alegrar os terreiros de São João.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano